Portal do Município de Piracicaba

Obra de revitalização da Renato Wagner alcança etapa de terraplenagem

Por Comunicação Social / Publicado em 18/04/2016
Tempo de leitura: 5 minutos.

Após a conclusão da etapa de galerias de águas pluviais na avenida Renato Wagner, a Prefeitura de Piracicaba iniciou os serviços de terraplenagem e ajuste de greide (nível da pista). A próxima etapa compreende a execução de guias e sarjetas e, na sequência, a aplicação de piso intertravado e pavimentação. A avenida continua interditada totalmente para a realização dos trabalhos.

A recuperação da avenida Renato Wagner integra o projeto das obras de intervenção urbanística do Complexo da Rua do Porto – Etapa I – que contempla todo o sistema viário e passeio às margens do rio. O investimento é de R$ 3,3 milhões. A empresa responsável é a Construtora e Pavimentadora Concivi.

A primeira etapa da requalificação da avenida Renato Wagner consistirá na supressão de uma das vias de circulação, que parte será transformada em calçadão e parte em ciclovia. A outra via, que será totalmente recapeada, terá trânsito em dois sentidos. Haverá uma nova iluminação pública e ornamental, além de paisagismo e implantação de mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e quiosques, entre outros equipamentos.

PROJETO – Em etapas futuras, o projeto contempla a construção de um parque na área arborizada da margem do rio, que receberia mais uma pista de caminhada e mais uma ciclovia, além de playground, paisagismo e iluminação. Está prevista, ainda, a construção de três decks com avanço sobre o rio Piracicaba, como um espaço de contemplação e valorização do rio.

O projeto urbanístico também prevê a requalificação de espaços já existentes, incluindo a readequação da ciclovia ao longo da avenida Beira Rio e na avenida Alidor Pecorari, intervenções no Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto, com possibilidade de execução de uma passarela sobre o lago, travessia em nível em frente à Prefeitura em direção ao Parque e outras travessias em nível na avenida Alidor Pecorari, além da readequação da entrada principal do Parque da Rua do Porto para valorizar ainda mais o espaço.

Completando o cenário, prevê-se a integração da Rua do Porto e avenida Alidor Pecorari com o Centro de Lazer do Trabalhador, que também será remodelado. Na outra margem, em fase de elaboração de projeto, está prevista a reforma e revitalização do Parque do Mirante, que passou por um concurso público, coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil.

Projeto de revitalização contempla parque na área arborizada da margem do rio, pista de caminhada e ciclovia, entre outras mudanças

Avenida Renato Wagner – Etapa 1:

  • Plena acessibilidade, com a construção de rampas acessíveis, travessias em nível (tipo lombo-faixa), sinalização com piso tátil;

  • Construção de trecho da faixa de rolamento de veículos de forma elevada com proteção ao pedestre com pinos balizadores metálicos;

  • Ciclovia cortando toda a avenida;

  • Ampliação, valorização e priorização do passeio público;

  • Instalação de mobiliário urbano (bancos e suporte para bicicletas) ao longo da avenida;

  • Remodelação viária;

  • Reconstrução estrutural do pavimento asfáltico que permanecerá;

  • Remodelação de todo sistema de drenagem superficial, inclusive em trecho da avenida Centenário, corrigindo parcialmente trecho de tubulação antiga subdimensionada;

  • Instalação de toda infraestrutura para iluminação subterrânea (as luminárias estarão em contrato apropriado);

  • Contenções para proteção da margem do rio, inclusive com a instalação de guarda corpo;

  • Plantio de mais de 100 espécies de árvores, com proteção de base com arvoreiras;

Extensões

  • Extensão da intervenção/avenida: 1.220 metros;

  • Extensão total da tubulação para drenagem de águas pluviais: 1.196 m;

  • Extensão do meio fio (guia): 2.558,57 m;

Áreas

  • Área total de intervenção: 29.150 m2;

  • Área de pavimento asfáltico: 11.190,46 m²;

  • Área de calçadão em piso intertravado: 10.079,63 m2;

  • Área de ciclovia em piso intertravado: 2.923,38 m2;

  • Área de grama (paisagismo): 2.028,22 m2


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.