Portal do Município de Piracicaba

Obra de desassoreamento do Piracicamirim tem resultado positivo no combate às enchentes

Por Comunicação Social / Publicado em 12/01/2023
Tempo de leitura: 7 minutos.

Odair Melo, diretor da Defesa Civil, Aparecido Lizi, Sônia e Maria Ezechiel e Sidney Ferreira sobre trecho do ribeirrão desassoreado

A obra de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, finalizada em junho do ano passado, mostrou resultados positivos já com as primeiras chuvas de verão, e evitou o transbordamento do manancial. Os serviços consistiram no desassoreamento e abertura da calha do ribeirão em três pontos com o objetivo de ampliar o leito e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele passa. O problema com as enchentes era antigo e sua resolução era uma reivindicação da população há anos, realizada agora em parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o Governo do Estado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), por meio do programa Rios Vivos.

Odair de Melo, diretor da Defesa Civil que, em parceria com a Simap, indicou pontos a serem desassoriados no Piracicamirim

De acordo com Odair de Melo, diretor de Defesa Civil, as chuvas fortes das últimas semanas, em Piracicaba e nas cidades da cabeceira do Piracicamirim – Saltinho e Rio das Pedras – teriam volume suficiente para provocar o transbordamento, como ocorreu em janeiro de 2022. "Neste início de ano chegou a passar água sobre a ponte no Jardim Oriente, mas o ribeirão Piracicamirim não transbordou. A calha ampliada comportou muito bem todo o volume de água, que foi grande. Sem dúvida, essa obra foi muito importante para a qualidade de vida dos moradores próximos ao ribeirão", explicou Melo.

Prefeitura tem trabalhado em obras de contenção de margem do córrego do Enxofre para evitar erosões

Os principais bairros atingidos com o alagamento Piracicamirim eram Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca. Os trechos desassoreados, que somam mais de 3,5 km, ficam entre as avenidas Piracicamirim e Cássio Paschoal Padovani, seguindo até a avenida Antonio Fazzanaro e depois em trecho no bairro Bosque da Água Branca.

Foto de drone mostra obra de desassoreamento do Piracicamrim, concluída em junho de 2022

Maria Madalena Ezechiel, 69 anos, moradora na rua Frei Tomé de Jesus, no Maracanã, enfim, pode fazer as pazes com o Piracicamirim, seu "vizinho" de fundo. Ela mora no local há 50 anos, com a irmã Sônia Regina Ezechiel, e conta que as águas invadiram sua casa mais de uma vez. Na enchente de janeiro de 2022 perdeu quase tudo: camas, sofá, guarda-roupas… "Tive de jogar tudo fora", contou. "Nosso problema sempre foi esse: choveu, enchente. Agora que foi feito esse alargamento, melhorou muito. A chuva forte que deu esses dias, encheu, mas (o rio) estava limpinho e a água foi embora. O desassoreamento foi ótimo. Funcionou", comemorou.

As irmãs Maria e Sônia Ezechiel, que moram no Maracanã, sofrerem com enchentes durante anos: enfim, em paz com o ribeirão Piracicamirim

A água do Piracicamirim não chegou a entrar na casa do senhor Sidney José Ferreira, 80 anos, morador na rua Dario Brasil, também no Maracanã. Mas foram inúmeras as vezes que ela "bateu em sua porta" nos 32 anos em que mora ali, provocando tensão. "Melhorou 90%, porque 100% é difícil. Esse ano, com essas chuvas, não tivemos nenhum problema e acredito que não vamos ter. Um belo serviço que fizeram", reforçou Ferreira.

Outro vizinho do ribeirão Piracicamirim, Aparecido Valdir Lizi, 64, conta que as águas do rio invadiram sua casa, na rua Pedro Ferraz Pacheco, pela primeira vez em janeiro do ano passado, mas sempre chegavam na porta de sua oficina, na mesma rua. Por isso, a tensão era constante. "Se não tivesse feito essa obra teríamos água lá dentro (de casa) com a chuva que deu. Foi ótima a obra. Dou nota 10", disse.

AÇÃO – Para a realização do desassoreamento, Piracicaba foi contemplada pelo programa Rios Vivos, do Governo do Estado, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa a partir de projeto desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Defesa Civil, detalhando as necessidades do ribeirão Piracicamirim.

O secretário da Simap, Alex Gama Salvaia, também comemora o sucesso do desassoreamento. "É claro que precisamos estar sempre alertas, fazer as manutenções constantes e necessárias para que o desassoreamento continue funcionando. Estaremos atentos a isso. O ribeirão Piracicamirim é um importante manancial que corta a cidade e precisa de atenção, também, para preservar a fauna ao seu redor", complementa.

ENXOFRE – A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), também executou obras que tiveram resultado positivo no combate ao transbordamento no córrego do Enxofre, que recebe muita água durante as chuvas fortes. Em julho de 2021, foram feitas obras de contenção de margem em trecho de cerca de 50 metros entre as avenidas Abel Francisco Pereira e Pio Sbrissa, no Chácara Nazareth II.

No ano passado, a Semozel construiu muro de gabião e fez a recuperação da margem esquerda do Enxofre, na avenida Demóstenes Santos Correa, na altura do número 118, no bairro Jardim Conceição. Durante as chuvas de terça, 10/01, um internauta, morador próximo a esse trecho, enviou vídeo à Prefeitura no qual mostrou que a obra surtiu efeito, já que o muro "segurou" a margem e não causou erosão na avenida.

Mais um trecho do Enxofre será beneficiado em breve. A licitação já foi aberta para obras de contenção de erosão no trecho da avenida Abel Francisco Pereira, 120, no Jaraguá.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.