Obra da EM Deolinda Elias Cenedese, em Ártemis, entra em fase final de execução
As obras de reforma da estrutura da Escola Municipal Deolinda Elias Cenedese, no distrito de Artemis, entraram na fase final de execução. Com 85% já concluídas, o avanço nas intervenções foi conferido de perto pelo secretário municipal de Educação, Bruno Roza, e pelo vereador Josef Borges, durante visita na unidade na manhã de terça-feira, dia 20/12.
A visita foi acompanhada pelas engenheiras Cleidelice Baltieri e Ana Cabana, além da diretora da unidade Maria Cristiana Rocha e representantes da empresa contratada.
Com investimento de R$ 705.687,08, a reconstrução parcial da unidade escolar acontece desde meados do mês de julho deste ano. A gestão do contrato e das intervenções é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A visita do secretário e do vereador foi acompanhada pelas engenheiras Cleidelice Baltieri e Ana Cabana, além da diretora da unidade Maria Cristiana Rocha e representantes da empresa contratada.
A obra consiste na reforma completa do prédio principal da unidade escolar, com a construção de um novo telhado, toda a estrutura hidráulica e elétrica, além da pintura e dos acabamentos, como a troca de pisos, de portas e janelas.
“As Secretarias de Educação e Obras vem movimentando uma força-tarefa para garantir que as unidades escolares recebam as devidas melhorias. A comunidade da escola Deolinda Elias Cenedese espera há anos a conclusão das intervenções da unidade, tendo em vista que a antiga empresa deixou a obra sem terminar. No que depender do nosso esforço, vamos devolver a unidade revitalizada e pronta para receber os alunos já em 2023”, pontua o secretário de Educação, Bruno Roza.
O prédio principal da unidade escolar estava interditado desde o final de 2019, quando por um problema no telhado, foi iniciada uma obra para reconstrução do telhado, que foi abandonada pela empresa ganhadora da licitação logo após o início das atividades, deixando parte do imóvel destelhado.
Por conta disso, toda a estrutura do prédio foi danificada, pois sem telhado, a parte interna do prédio ficou exposta ao tempo, o que ocasionou infiltração de água das chuvas nas paredes, causando mofos, danificando os pisos e destruindo equipamentos usados pela unidade, sendo essas intervenções sanadas pela nova empresa.
Investimento para a reforma do prédio principal da unidade foi mais de R$ 700 mil.
“A nossa comunidade está muito feliz por esse retorno, as famílias, as professoras, todos estamos aguardando ansiosos para retomar a escola que é tão querida por todos. Estamos muito felizes em saber que iremos iniciar o próximo ano, aqui em nossa escola novamente”, destaca a diretora da unidade Maria Cristiana Rocha.
Atualmente a escola atende cerca de 260 alunos de 0 a 5 anos. Sendo 120 alunos das turmas de berçário e maternal, na própria unidade escolar em um anexo separado do prédio principal onde foram realocadas algumas salas e parte da área administrativa da escola.
Para atender os demais alunos, cerca de 150 das turmas de jardim, no final de 2021, a Secretaria Municipal de Educação alugou um espaço no próprio bairro, que foi adaptado para receber os alunos de forma correta e segura. Neste local funcionam, provisoriamente, até a finalização das obras, mais 5 salas de aula, contando também com banheiros e uma cozinha e uma área externa para atividades de lazer e recreação.
Com a reforma, todos os cerca de 260 alunos voltarão a ser atendidos normalmente no prédio principal da unidade escolar.
