Os objetos e documentos encontrados na cápsula do tempo de 100 anos da Escola Estadual Sud Mennucci, aberta no dia 7 de setembro, serão doados ao Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. O anúncio da doação foi feito na manhã desta segunda-feira, 26/09, na própria instituição de ensino, junto ao prefeito Luciano Almeida, que na ocasião conheceu alguns dos itens guardados na cápsula, como uma carta endereçada ao chefe do Executivo do atual ano, escrita por uma aluna da escola em 1922.

Prefeito Luciano Almeida junto dos representantes do Museu Prudente, da Escola Sud Menucci e da Câmara Municipal

A carta foi lida nesta segunda-feira pela professora de Língua Portuguesa do Sud, Maria José Bucci. São seis páginas em que a aluna autora do documento, Alzira de Souza Gabbi, do 4º ano da Escola Normal (como era denominada a E.E. Sud Mennucci), fala sobre como imaginava, há 100 anos, a Piracicaba de 2022. Ela intitula a carta com “Piracicaba através de um sonho” e trata de assuntos relacionados ao trasporte público, ao rio Piracicaba como força motriz para o fornecimento de energia elétrica ao município, à educação, comércio, desenvolvimento industrial, entre outros.

Caneta, lápis e régua que estavam na cápsula do tempo encerrada há 100 anos “Sinto muito orgulho e honra de receber a carta e ver a riqueza da escrita e como uma pessoa, há 100 anos, visualizou Piracicaba. Além disso, é mais uma grande responsabilidade porque eu, como prefeito, tenho a incumbência de executar e transformar esse sonho em realidade”, falou Luciano Almeida após a leitura da carta.

Prefeito conhece alguns dos objetos que estavam na cápsula

Além de tomar conhecimento dos itens da cápsula, o prefeito visitou a escola, acompanhado por um grupo de estudantes denominados “acolhedores”, conversou com alunos e recebeu uma caneca de presente da instituição.

Outros objetos encontrados na cápsula do tempo (uma caixa de cobre que estava encerrada na parede da escola) são fotografias, desenhos, moedas, selos, postais, mapas, lápis, partituras, réguas e jornais. São ao todo 627 itens, divididos em 10 tipos de artigos. Eles ficaram em quarentena até hoje, desde o dia 7 de setembro, em uma capela de exaustão, no laboratório de química da escola, para sugar toda a contaminação que poderiam ter, com supervisão do historiador Mauricio Beraldo e da conservadora-restauradora Ana Torrejais, ambos funcionários do Museu Prudente e responsáveis técnicos pela abertura da cápsula.

Prefeito Luciano Almeida ao lado da professor Maria José Bucci, que leu a carta escrita há 100 anos

Após a assinatura do termo de doação dos objetos, o que deve acontecer nesta terça-feira, 27/09, os itens serão levados ao Museu e ainda nesta semana devem ser direcionados à Câmara Municipal, para que passem pelo processo arquivista, de modo que fiquem expostos em plataforma digital para consulta. Esse processo será feito pelas arquivistas Giovanna Calabria e Dayane Soldan, do setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara.

Conforme a diretora do Sud Mennucci, Márcia Aparecida Lima Vieira, a parceria com o Museu Prudente de Moraes foi imprescindível para a preservação dos itens. “Não temos o conhecimento que os técnicos do Museu possuem para o trato desses objetos e documentos de 100 anos, então, eles foram fundamentais para que não houvesse prejuízo algum com os intens. E a doação ao Museu é porque é um acervo de interesse público, portanto, estará no lugar correto para que o público possa visitar”, comentou, acrescentando que a doação foi pensada pelo Conselho da escola.

Capa da carta escrita pela aluna Alzira de Souza Gabbi, do 4º ano da Escola Normal EXPOSIÇÃO – Para a diretora do Museu, Érica Stocco Frasson, os itens da cápsula do tempo vão enriquecer ainda mais o acervo do espaço museológico. “Essa doação é de extrema importância para o museu, para documentação, preservação, estudos e divulgação desta ação histórica”, disse. Ela falou, ainda, que está previsto para que alguns itens encontrados na cápsula fiquem expostos no Museu a partir do dia 15 de novembro.

Trecho da carta destinada ao prefeito da atualidade