O Armazém 05 do Engenho Central recebe no próximo sábado (11), a partir das 16h, a sétima edição da exposição Batom, Lápis & TPM. Dedicada exclusivamente a artistas mulheres, a mostra é alusiva às comemorações do Dia da Mulher, e se propõe a valorizar as produções femininas no ambiente das artes gráficas e também servir de espaço a reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Um total de 99 obras, de 70 artistas nacionais e internacionais participam do evento. A iniciativa é uma realização da prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realizada pelo Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba). A entrada é gratuita.

A edição 2017 da Batom, Lápis & TPM reúne trabalhos de artistas gráficas de 15 países – Brasil, Espanha, China, Eslováquia, Egito, Colômbia, Irã, Estônia, Indonésia, Índia, Itália, República Tcheca, Bulgária, Uruguai e Japão.

Segundo a secretária municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese, “a Batom, Lápis & TPM nasceu com um objetivo claro. Estimular e valorizar a participação feminina na produção gráfica, sendo realizada no contexto das comemorações do Dia da Mulher. Dentro dessa proposta, como não poderia deixar num salão de humor gráfico, é uma exposição que questiona, levanta discussões e produz reflexões”, pontuou. O coordenador-geral do evento, Eduardo Grosso, os conteúdos abordados atingiram questões que hoje pautam importantes discussões pelo mundo. “Os conteúdos abordados são bastantes variados, vale destacar as questões como os deslocamentos humanos consequentes das guerras espalhadas pelo mundo; as discriminações praticadas contra a mulher ainda presentes de modo geral em todas as sociedades e próximo do nosso modo de vida capitalista a imposição de padrões de beleza femininos como modelos para uma suposta felicidade e realização”, pontuou.

OLHAR ESTRANGEIRO

Participante da exposição, a espanhola Adene tem 33 anos, e levanta em um de seus trabalhos a questão dos refugiados. “Eu queria abordar o assunto de uma forma mais positiva e falar sobre todos esses refugiados que, com apenas uma mala, conseguem criar uma nova vida nos países que se estabelecem. O sofrimento da partida ainda está lá, mas apesar disso eles conseguem viver harmoniosamente em seu novo país. Começamos com uma pequena mala, que acaba se tornando uma casa. Uma casa que permanece diferente de outras casas, mas é, contudo, bem integrada entre outras e tão quente como as outras casas. Este desenho representa a esperança de uma nova vida, uma reconstrução após o desenraizamento implícito de deixar seu país”, explicou a artista, que mora em Madri.

PARALELAS

Três eventos paralelos integram a programação deste ano. No Armazém 05, a artista gráfica gaúcha Chiquinha expõe o painel “Muito coraçãozinho brilhando, apesar das tentativas que não”. O trabalho aborda frases e situações preconceituosas enfrentadas no dia a dia da mulher. Na Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba, os visitantes poderão conferir, das 8h às 20h, a exposição “Caricaturas”, produzidas pela piracicabana Maria Luziano. No Hospital Unimed, a mostra fica por conta da artista gráfica colombiana Elena Ospina, que terá cartuns e caricaturas expostos na mostra intitulada “Ilhas Flutuantes”, sempre das 8h às 18h, todos os dias.

SERVIÇO

VII Batom, Lápis & TPM

Abertura da exposição: 11/03 (sábado), às 16h.

Armazém 05 do Engenho Central.

Exposição aberta de 14/03 a 09/04.

Visitas: de terça a sábado, das 13h às 17h.

Entrada gratuita.

Mostras paralelas:

“Muito coraçãozinho brilhando, apesar das tentativas que não”. De Chiquinha. Painel instalado no Armazém 05 do Engenho.

“Caricaturas”. De Maria Luziano. Na Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba. Horário: diariamente das 8h às 20h.

“Ilhas Flutuantes”. De Elena Ospina. No Hospital Unimed (avenida Antonia Pazzinato Sturion, 1221, Jardim Petrópolis. Horário: diariamente das 8h às 18h.