Portal do Município de Piracicaba

O humor está no ar

Por Comunicação Social / Publicado em 09/02/2011
Tempo de leitura: 6 minutos.

A Secretaria Municipal da Ação Cultural – SEMAC e o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico – CEDHU divulgaram na tarde do dia 04 de fevereiro o desenho do cartaz da 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e apresentaram oficialmente o novo presidente do Salão, Adolpho Queiroz, indicado por Luiz Antonio Fagundes, presidente da 37ª edição do Salão.

Na oportunidade, Rosângela Rizollo Camolese, Secretária Municipal da Ação Cultural, iniciou o encontro com a Imprensa e disse que desde a edição passada está ocorrendo a reoxigenação do Salão. Acrescentou que os consulados estão procurando a SEMAC no intuito de colaborar com a divulgação e maior participação de cartunistas de países dos cinco continentes. Por outro lado, a Secretária ressaltou que o Salão deve continuar com sua proposta de incentivo aos novos talentos afirmando que a SEMAC não mede esforços para que isso ocorra cada vez mais. “Em 2010 realizamos cursos e oficinas de desenho com escolas da cidade e com isso conseguimos ampliar o número de inscrições no Salãozinho de Humor. Isso significa que nossa investida na descoberta e incentivo dos novos talentos foi certeira, estamos no caminho certo. Também em 2010 procuramos dar mais vida ao CEDHU, transformando-o num espaço cultural onde as artes gráficas, principalmente a arte do humor no papel tenham espaço o ano todo, não só na época do Salão; e por fim, ampliamos o número de mostras paralelas com o objetivo de envolver ao máximo a cidade de Piracicaba que de agosto a outubro transforma-se na capital do humor gráfico”.

Na sequência, a Secretária apresentou o novo presidente do Salão, Adolpho Queiroz que em sua primeira fala como presidente do evento anunciou a parceria com a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Parceria esta que permitirá que o acervo do Salão seja levado para pelo menos seis estados brasileiros, com público estimado em mais de dez mil espectadores.

Além disso Queiroz anunciou possível parceria com um portal de internet, que segundo ele, não poderia ainda ser divulgado porque depende da aprovação da Procuradoria Jurídica do Município. Contudo, adiantou que a parceria com o portal, além de contribuir com a divulgação do evento, possivelmente acrescentará o prêmio de juri popular em torno de R$ 15 a R$ 20 mil. O novo presidente anunciou ainda, a exposição de José Inácio Coelho Mendes, o JIC Mendes, considerado o primeiro cartunista piracicabano qwue em 1947 foi o primeiro a publicar caricaturas no jornal A Noite. JIC Mendes está hoje com 85 anos, reside em Itu e retornará em Piracicaba depois de tantos anos, com seus desenhos. A exposição deverá ocorrer a partir de 26 de agosto.

Na sequência, a palavra foi dirigida ao Diretor do CEDHU, Eduardo Grosso, que fez uma rápida avaliação do Salão passado e por sua vez passou a palavra ao artista piraciabano Willian Hussar, autor do desenho do cartaz do 38º Salão que leva o título “O humor está no ar”.

Hussar, o 2º piracicabano na história do Salão a criar o cartaz de divulgação do evento, agradeceu a todos pela escolha de sua arte para ilustrar o cartaz da 38ª edição e espera. Segundo ele, trata-se de um desenho estilizado, bem colorido, de um dos Armazéns do Engenho Central, onde a chaminé libera no ar figuras ligadas ao humor.

Ao final, Adolpho Queiroz foi o protagonista de um ato simbólico, onde entregou ao diretor do CEDHU, Eduardo Grosso, um exemplar de Nássara Passado a Limpo, de Carlos Didier, lançado no ano passado. Queiroz disse que o ato é um incentivo à criação da biblioteca do humor em Piracicaba cuja sala já existe no CEDHU, com o empenho da Secretária Rosângela Camolese e de Eduardo Grosso. O novo presidente aproveitou para convida os piracicabanos a contribuírem com a concretização desse sonho doando publicações sobre o humor.

O 38º Salão Internacional de Humor der Piracicaba está agendado para o período de 27 de agosto a 15 de outubro.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.