Clássico de Chaplin do cinema mudo foi inspirado na sua própria infância

Inspirado na infância sombria de Charles Chaplin nas ruas de Londres, na Inglaterra, o longa-metragem O Garoto, um clássico do cinema mudo originalmente lançado em 1921, será exibido nesta quarta-feira, 20/03, às 19h, no anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A entrada é gratuita.

A exibição acontece por meio do projeto Cineteca, uma parceria entre a Biblioteca e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), mantidos pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com apoio do MIS-SP e do projeto Pontos MIS.

Na trama, uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete na criança, pedindo que quem o achar cuide do seu bebê e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro.

Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.

O orçamento de O Garoto foi de US$ 250 mil, sendo que o filme arrecadou US$ 2,5 milhões apenas nas bilheterias norte-americanas.

Outra curiosidade é que a trilha sonora de O Garoto foi apenas composta em 1971, pelo próprio Charles Chaplin, e inserida em uma nova versão do filme.

SERVIÇO –Filme O Garoto, de Charles Chaplin. Quarta-feira, 20/03, às 19h, no Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro, entrada pela Vergueiro). Classificação: livre. Entrada gratuita. Informações (19) 3433-3674.