Portal do Município de Piracicaba

Núcleo de Educação Ambiental disponibiliza material sobre primatas

Por Comunicação Social / Publicado em 07/12/2021
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura disponibilizou, para educadores e população em geral, o material educativo Educação Ambiental para a Proteção dos Primatas, elaborado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (NEA/Sedema), responsável pela Educação Ambiental do Zoológico. O conteúdo pode ser acessado no link sedema.wixsite.com/sedema/zoologico.

Primatas bugio preto (Alouatta caraya) e macaco aranha de cara preta (Ateles chamek) em seu recinto no Zoo de Piracicaba

Na publicação há propostas de jogos e brincadeiras que podem ser realizadas na escola pelos professores ou em uma visita ao Zoológico. O material sugere também jogos, que podem ser realizado entre familiares e amigos, não se restringindo apenas ao ensino formal.

A publicação tem como objetivo contribuir com as ações educativas para conservação dos primatas e da biodiversidade brasileira. Sua elaboração surgiu a partir da campanha Somos todos Primatas, realizada pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr), que pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação desses animais, mais especificamente de seis espécies: sagui-da-serra-escuro, muriqui-do-sul, sauim-de-coleira, mico-leão-da-cara-dourada, macaco-prego-do-peito-amarelo e macaco-aranha-de-testa-branca, todas ameaçadas de extinção.

Primata bugio ruivo (Alouatta guariba) também faz parte das espécies do Zoo

O material apresenta conhecimentos gerais e curiosidades sobre todas as espécies de primatas que vivem no Zoológico de Piracicaba, propondo reflexões sobre a importância desses animais e as ameaças que eles sofrem, a partir da degradação ambiental, sobretudo do desflorestamento, prática que impacta toda a biodiversidade.

PROTEÇÃO – A Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr), instituição sem fins lucrativos de atuação científico-cultural que existe desde 1979. Ela atua para manter vivo o estudo científico da primatologia e sua importância na prática de conservação dos primatas, a partir de diálogo entre a instituição, sociedade civil, autoridades e outras corporações científicas. Por meio de pesquisas, cursos e atividades multidisciplinares, a SBPr auxilia na preservação dos primatas brasileiros.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.