O Núcleo de Bem Estar Animal, vinculado às secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e da Saúde (SMS), realizou o resgate de quatro cães em situação de abandono na manhã de hoje, 21/07. Os animais, dois machos e duas fêmeas, estavam presos dentro de uma residência na rua Tupã, no bairro Itapuã. Animais ficarão em lar temporário e depois serão encaminhados para adoção
O Pelotão Ambiental, da Guarda Civil, também esteve presente no local para oferecer apoio aos servidores que realizaram o resgate.
De acordo com o coordenador do NBEA, Matheus Santos, a ação foi feita após denúncia anônima, registrada pelo 156. “Fomos até o local averiguar a situação e constatamos as péssimas condições em que os animais se encontravam. Elaboramos, então, um boletim de ocorrência e, pelo Núcleo, o autor será autuado em R$ 8.000 pelas situações encontradas. É importante ressaltar que a casa do autor é própria, o que imputa o crime apenas a ele”, explica.
Segundo laudo clínico do NBEA, os animais têm idade estimada entre um e três anos, com condição corporal abaixo do ideal e com dermatites pelo corpo. Nenhum deles é castrado.
Os cães, que foram retirados do local pela equipe do Núcleo e encaminhados para um lar temporário, passarão por exames clínicos de hemograma, porque há indícios de doença do carrapato. Se constatada, receberão tratamento adequado e, assim que a saúde dos quatro animais for reestabelecida, serão liberados para adoção. O tutor dos animais não foi encontrado.