Amanhã (10/05), o Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), inicia a programação para comemorar os 14 anos de serviços prestados à moradores de rua no município de Piracicaba. A programação segue até sexta-feira (13).

Durante a semana de festividade, os moradores receberão orientações sobre álcool, drogas e hanseníase que serão apresentadas por estagiários do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e Programa da Saúde, além de participarem de missa campal com o padre Vitório da Paróquia São Paulo Apostolo, assistirem à peça de teatro do Case (Centro de Apoio Socioeducativo), projeto da Semdes e, no último dia de festa, receberem show de cururu e bolo para comemorar.

De acordo com Sérgio Knestch, psicólogo do projeto, a intenção é proporcionar um momento de socialização e interação entre os moradores que participam diariamente de atividades lúdicas e pedagógicas.

O projeto atende a população migrante e em situação de rua presentes no município de Piracicaba, com faixa etária igual ou superior a 18 anos, através de serviços de moradia provisória (homens, mulheres e idosos em situação de rua ou abandono), visando possibilitar a inclusão social e reintegração familiar dessa população.

Durante o atendimento são oferecidas cinco refeições diárias, além da higiene pessoal, vestuário, dormitórios, biblioteca, atendimento psicológico, encaminhamento a cursos profissionalizantes de educação e trabalho e orientações sobre dependência química.

O objetivo da Semdes através do Núcleo, é reduzir o índice de população em situação de rua e migrante no município.

Nos últimos cinco anos, 188 pessoas retornaram para suas famílias ou conseguiram autonomia para morar em pensões ou casa de aluguel. Outras 220, conseguiram voltar ao trabalho remunerado. Atualmente, o projeto atende cerca de 80 moradores/mês

Localização:

Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos”

Av. Pompéia, 1.841 – Pompéia