O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, juntamente com médicos, chefes de setor, enfermeiras e técnicos, decidiram na última sexta-feira (24), criar anexo à UPAM da Vila Rezende, o Núcleo de Apoio à Síndrome Gripal, que começa a funcionar na tarde de hoje (27). O objetivo, segundo ele, é direcionar para um único local o atendimento das pessoas com os sintomas de gripe, de forma a aliviar a carga de atendimento médico em todas as unidades de urgência/emergência (UPAMs). No núcleo da Vila Rezende, como explicou o secretário, estarão médicos da Atenção Básica, enfermeiras e assistentes para o atendimento das pessoas com gripe que forem encaminhadas pelas UPAMs do Piracicamirim, Vila Sônia, Vila Cristina e a demanda do próprio Vila Rezende. Cárdenas lembrou ainda que, um esquema especial de transporte foi definido com o Sistema Integrado de Transporte da Secretaria de Saúde e SAMU. Também estará preparada toda logística para realização de exames e disponibilização de medicamentos no local. A UPAM da Vila Rezende continuará trabalhando normalmente com sua equipe, atendendo normalmente a rotina diária e apoiando as ações do núcleo. "A rotina da Vila não será alterada. Vamos colocar mais profissionais para atender os casos já triados que apresentam os sintomas relacionados à gripe", disse Fernando. O núcleo começa a funcionar nesta segunda-feira (27), às 17 horas, encerrando as atividades por volta das 23 horas. O horário foi escolhido por concentrar maior número de pessoas nas unidades de pronto-atendimento (UPAM), que farão a triagem e encaminharão os casos "suspeitos" à Vila Rezende. Fernando lembra que, neste período do ano, o atendimento nos prontos-socorros aumenta devido ao fato de que todo tipo de gripe/resfriado, torna-se rotineiro. Outras complicações como pneumonia e crises asmáticas, também tem o mesmo comportamento. "Neste ano, infelizmente, a possibilidade do vírus H1N1 estar circulando no município espalhou séria apreensão junto à população, o que gerou uma procura descontrolada as UPAMs", enfatizou. Na próxima segunda-feira pela manhã, o secretário reúne-se novamente com sua equipe para acertar os detalhes de funcionamento do Núcleo de Apoio à Síndrome Gripal no período da tarde. Fernando quer discutir a extensão desta ação também para o período da manhã (8 às 13 horas) a partir da terça-feira (28). Cárdenas lembra ainda que os horários definidos pela equipe são os de maior fluxo de pacientes em todas as UPAMs. As ações estão sendo planejadas para que Unidades da Atenção Básica sejam minimamente afetadas. O secretário orienta ainda a população a continuar buscando o primeiro atendimento junto as UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família), evitando assim, a sobrecarga nas UPAMs. “Pedimos à população que mantenha a calma. Não há motivo para pânico no município. A Rede Municipal de Saúde, juntamente com os convênios e hospitais, estão articulados para dar o melhor atendimento aos pacientes com suspeita da Influenza A H1N1”, concluiu.