Cerca de 60 pessoas pertencentes a grupos da terceira idade visitaram nesta segunda-feira (23), as novas instalações do Zoológico Municipal, que passou por um amplo processo de reestruturação. Os convidados foram recepcionados pelo prefeito Barjas Negri e pelo secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, que decidiram apresentar o novo espaço à sociedade civil organizada, antes de sua inauguração oficial, marcada para o próximo dia 1º de maio.
As intervenções custaram R$ 1,5 milhão aos cofres públicos, possibilitando garantir tratamento adequado aos 181 animais que já se encontram no local. O Zoológico Municipal de Piracicaba inaugurado no início da década de 70 e desativado há seis anos reabre suas portas no próximo feriado, Dia do Trabalhador, às 9 horas, totalmente reestruturado concebido de forma a garantir o bem estar dos animais e para promover a educação ambiental.
A área do zoológico tem 22 mil metros quadrados, com 1.200 metros quadrados de área construída (parte administrativa) e 5 mil metros quadrados de recinto. A obra contemplou toda uma infra-estrutura nova, com troca da rede de água e esgoto, com a construção de um reservatório de água com capacidade para 50 mil litros e o recolhimento e tratamento do esgoto produzido pelo zoológico, além de recapeamento da área asfaltada. Os setores operacional e administrativo foram divididos em: sala da diretoria, secretaria, almoxarifado, banheiros, salas de biologia, ambulatório, depósito, gaiolas, cozinha, recepção, depósito de hortaliças, depósito de ração, açougue, câmara fria, freezer, depósito geral, sala do veterinário, quarentenário e refeitório, entre outros.
O novo zoológico deverá abrigar cerca de 230 animais de 70 espécies. Desse total, 21 animais entre eles um leão, uma onça parda e aves são remanescentes do próprio zoológico, outros que foram emprestados foram devolvidos e o restante proveniente de zoológicos espalhados pelo país. Para abrigá-los foram construídos 18 recintos, com cerca de 50 subdivisões, alguns interligados, com habitats reproduzindo os locais de origem dos animais.
Entre os animais escolhidos para povoar o novo zoológico foi dada a preferência para animais da fauna brasileira como jacaré do papo amarelo, lobo-guará, cervo do pantanal, mico leão dourado, gato do mato, ema, cateto, iguana entre outros.
Os recintos projetados são grandes, alguns chegam a ter mais de 600 metros quadrados, com espelhos d‘água, ninhos, tocas e árvores e a maioria terá tamanhos variando entre 50 a 30 metros quadrados. O conceito de jaula foi abolido e todo o espaço modernizado, atendendo aos pré-requisitos exigidos pelo Ibama e legislação ambiental.
Segundo secretário Municipal de Meio Ambiente, Rogério Vidal, trata-se de uma mudança de comportamento quanto ao potencial ambiental do espaço para uma cidade como Piracicaba. Antes o zoológico era visto como mero passatempo para as pessoas se divertirem em um descompromissado final de semana. Agora a prioridade é o bem-estar do animal. No lugar das minúsculas jaulas, vê-se espaços grandes que privilegiam a locomoção de mamíferos, répteis e aves, de acordo com a legislação do Ibama. ‘Este espaço passa a ser um local de educação, lazer e de conhecimento voltado para que as crianças e adultos conheçam melhor os animais e auxiliem no trabalho de preservação das espécies. “A idéia é que as visitas sejam sempre monitoradas, com trabalho educativo’, explica.
Paraíso recebe novos brinquedos
O Zoológico Municipal faz parte do complexo que compreende o Paraíso da Criança, inaugurado no ano passado, os dois serão interligados após a inauguração. A prefeitura investiu R$ 380 mil na colocação de brinquedos e implantação de salas de educação ambiental. Recentemente, o espaço recebeu mais brinquedos de madeira e de ferro implantados na parte final da área do Paraíso, que mede cerce de 23 mil metros quadrados e recebe cerca de 2.000 pessoas aos sábados e domingos. As salas de educação ambiental também serão utilizadas por profissionais do zôo que vão explicar às crianças peculiaridades dos animais do local.
VisitasO horário de visitas ao zoológico será das 9 às 16h30, com período máximo de permanência das pessoas no local, para não estressar os animais.