Novo Terminal Vila Sônia começa a ser construído

O prefeito Barjas Negri, na companhia dos secretários municipais de Obras, Arthur Ribeiro, e de Trânsito e Transportes, Jorge Akira Kobayaski, visitou hoje, 18/01, as obras do novo Terminal Vila Sônia (TVS). Construído no mesmo local onde funcionava o antigo, o novo terminal passará de uma área de 5000 m² para 10.207 m². A previsão de conclusão dos serviços é para julho deste ano e o investimento é de R$ 6,7 milhões.
Barjas Negri destacou que Santa Teresinha, por ser uma das maiores regiões da cidade em extensão urbana, merece essa grande obra para atender a população.
“Surgiram muitos loteamentos, condomínios e empreendimentos do Minha Casa Minha Vida nos últimos dez anos, e com isso houve a necessidade de se pensar num projeto grandioso para atender a demanda dos próximos anos. A região está em plena expansão e tem potencial para o crescimento”, ressaltou Barjas Negri.
Os serviços de recape em todo o entorno já foram concluídos e a construção do piso das novas

plataformas foi iniciada nessa semana. De acordo com a Semob, trabalham na obra duas empresas, que já fizeram a demolição completa da antiga estrutura e inciaram a aplicação da nova base para a execução do pavimento rígido interno do novo terminal, que contará com 13 baias para embarque e desembarque, área de estacionamento de ônibus reserva, refeitório para motoristas e funcionários, banheiro familiar, bilheterias e bebedouros. A próxima etapa será a construção da estrutura do terminal. “É uma obra complexa, com período correto de cura do piso, pois precisa ser bastante reforçado, para isso precisamos de tempo bom para a secagem”, explicou Arthur Ribeiro.
Inaugurado em dezembro de 1993, o prédio do TVS passou por algumas intervenções na estrutura e piso, reformas e manutenções, porém, esta será a primeira grande obra de reformulação. De acordo com Jorge Akira, o novo TVS atende as necessidades de segurança e conforto dos usuários do transporte coletivo. “Ele foi escolhido no plano dos Corredores de Ônibus, pois é o terminal mais antigo de Piracicaba e atende a maior demanda de passageiros, com cerca de 90mil/mês”. Ele explica que os diferenciais da nova construção são o espaço oferecido para estacionamento de veículos reserva e as acomodações e descanso de motoristas, além da construção de área comercial, com lojas e lanchonetes.
ATENDIMENTO PROVISÓRIO – Durante as obras, o atendimento foi transferido para uma unidade provisória na avenida Euclides Figueiredo, entre as ruas Altino Arantes e Fernando Prestes, a cerca de 450 metros do atual. O local provisório terá o mesmo formato de integração do TVS e dos outros terminais da cidade. Os usuários do transporte coletivo terão acesso aos mesmos serviços já oferecidos, com funcionamento das 4h50 à 0h e 14 linhas atendidas, seguindo os mesmos horários e trajetos nos bairros de ação.
Funcionarão no local bilheterias, banheiros masculino e feminino, posto da Guarda Municipal, catracas de entrada e de saída e bebedouros. Contará com oito baias de estacionamento das linhas, com cobertura junto aos boxe de embarque e na área de banheiros e bilheteria, em uma extensão de 140 metros ao longo da avenida Euclides Figueiredo. Durante esse período, o trecho da avenida Euclides Figueiredo, entre as ruas Altino Arantes e Fernando Prestes, permanecerá fechado para o trânsito, sendo utilizado somente pelos coletivos.
