Em solenidade realizada no sábado, 14/12, o prefeito Luciano Almeida entregou oficialmente o novo Píer Turístico, na avenida Beira Rio. Dessa forma, o equipamento está novamente disponível à população que queira fazer o tradicional passeio de barco pelo rio Piracicaba.
Participaram da entrega os secretários de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino; de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Euclides Libardi; de Administração (Semad), Luis Cassinelli; o engenheiro da Semozel, Adnir Lukasavicus Júnior; e a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire. Também estiveram presentes os representantes do Instituto Beira Rio, Luís Fernando Magossi, o Gordo; e da Amoporto, Israel Martins.
“O rio Piracicaba é maravilhoso, é nossa marca. E este equipamento é importante porque fomenta o turismo, que é, também, uma marca da nossa cidade. Por isso, poder entregar o novo píer é uma satisfação, porque é mais uma alternativa para que as pessoas se aproximem do rio, aprendam a respeitá-lo”, disse Luciano Almeida.
A estrutura em aço metálico tem passarelas com 19,5 metros de comprimento e 1,20 de largura, e plataforma de 10 metros de comprimento por 3 metros de largura.
“O píer agora se junta às outras atrações turísticas que Piracicaba tem neste complexo da Rua do Porto. Vivemos em uma cidade abençoada pela presença do rio, que prova que o turismo entrega, como retorno, emprego e renda”, salientou Libardi.
DRENAGEM – Além do píer, foram entregues também duas obras de construção de muro de gabião, executadas no projeto de desassoreamento do rio Piracicaba. Os muros foram feitos nas saídas do ribeirão do Enxofre e do córrego Itapeva.
“As obras foram pensadas estrategicamente para proteger as saídas de água, de forma que elas sigam o fluxo para o rio sem obstrução”, explicou Marino.
VAREJÕES – Também no sábado, foi realizada a entrega das revitalizações dos varejões municipais. O local escolhido para a solenidade foi o Varejão do Piracicamirim. Além do prefeito Luciano Almeida, estiveram presentes a secretária de Agricultura (Sema), Nancy Thame; a diretora do Departamento de Abastecimento da Sema, Eliane Souza; o representante dos permissionários, Sérgio Mori; e os produtores rurais Marcos Moretti e José Valdir Castilho.
“Nossa palavra é alimento. Levar para as pessoas alimento de qualidade e por um preço mais justo. Por isso, intensificamos esses serviços de infraestrutura nos 19 galpões que temos pelo município, porque toda a venda gerada fica no município e ativa outros setores. Estou muito feliz, satisfeita e realizada por ter feito o que fizemos”, afirmou Nancy.
“Só temos a agradecer à gestão por olhar por nós, fazer essa revitalização, e por dar tanta prioridade ao produtor rural”, destacou Mori.
As melhorias na estrutura dos varejões municipais tiveram início em 2021, com reformas de pisos, estacionamentos, balcões de suporte, instalação de alambrado e portões, arborização e reparos hidráulicos e elétricos.
A maior obra realizada foi a reforma inédita de troca de piso e reparação hidráulica do Varejão Municipal Central, que ocorreu nos meses de abril e maio deste ano.
Neste ano, também teve início o processo de pintura interna e externa nos 19 espaços. O trabalho de pintura incluiu paredes, muros, balcões, portas, grades e estrutura metálica dos telhados. Em paralelo com este serviço, a equipe da Sema também realizou pequenos reparos em portas, pisos, serviços de alvenaria, trocas e reposição de lâmpadas de todos os espaços.