Portal do Município de Piracicaba

Novo mutirão da saúde vai realizar 272 atendimentos amanhã, sábado, 13/09

Atendimentos agendados serão no Centro de Especialidades Médicas, o Postão, das 7h às 12h

Por CCS / Publicado em 12/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um exame oftalmológico. Um oftalmologista, à esquerda, está examinando o olho de um paciente idoso, à direita, usando um aparelho especializado chamado lâmpada de fenda. O paciente está sentado em uma cadeira oftalmológica, com o queixo apoiado em um suporte, enquanto o oftalmologista ajusta o equipamento para visualizar o olho com precisão. Ao fundo, à direita, é possível ver um foróptero, outro instrumento comum em exames de vista. A iluminação destaca o olho do paciente e o equipamento, criando uma atmosfera clínica e focada
Exame realizado no mutirão de oftalmologia

Em mais um mutirão de consultas para zerar as filas de espera em diversas especialidades, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar 272 atendimentos amanhã, sábado, 13/09, das 7h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, localizado na Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n. Entre janeiro e agosto de 2025, foram ofertadas 135.738 consultas com especialistas pela rede municipal de Saúde.

A imagem mostra uma sala de espera com várias pessoas sentadas em cadeiras. No centro, um homem e uma mulher estão conversando. O homem está gesticulando com as mãos enquanto fala, e a mulher está olhando para ele com atenção. Ao fundo, há uma placa com a inscrição "SALA DE ESPERA 2". As paredes são claras e há iluminação embutida no teto. As pessoas na sala de espera parecem estar aguardando atendimento. A maioria está vestida casualmente.
O prefeito Helinho Zanatta e a secretária executiva da Saúde, Daniela Andrade, no mutirão de oftalmologia realizado em fevereiro

Neste sábado serão realizadas consultas nas áreas de Proctologia, Gastroenterologia, Dermatologia, Ortopedia e Otorrinolaringologia. Há também consultas programadas na área de Pneumologia, de pacientes que já realizaram o exame de espirometria, também conhecido como exame de sopro, na Policlínica e apresentaram resultados de moderados a graves. Para garantir maior agilidade no atendimento, esses pacientes vão passar pela consulta após realizar o raio X de tórax.

Desde o início do ano, as filas de espera foram eliminadas nas especialidades: pneumologia infantil, cirurgia vascular, cardiologia, postectomia (fimose), cauterização peniana, cabeça e pescoço, neurocirurgia, geriatria, fisiatria, laboratório de úlceras, oftalmologia, triagem para vasectomia, infectologia, hematologia (hemoglobinopatias) e fonoterapia.

A imagem mostra um close-up de um dispositivo oftalmológico portátil sendo usado para examinar o olho de uma criança. O dispositivo, que parece ser um oftalmoscópio digital, está sendo segurado por uma pessoa com luvas. A tela do dispositivo exibe uma imagem ampliada do interior do olho, com detalhes como vasos sanguíneos e a retina visíveis. Ao fundo, outras crianças estão sentadas, possivelmente em uma sala de aula ou clínica, aguardando seus exames. Uma das crianças ao fundo usa um cardigã rosa e uma saia azul, enquanto outra usa uma jaqueta azul. O ambiente parece ser iluminado e informal, sugerindo um programa de rastreio ocular ou uma demonstração educacional. O foco principal da imagem é a tecnologia sendo usada para a saúde ocular pediátrica.
Mapeamento de retina realizado em um mutirões

A fila também foi zerada para os exames ecocardiografia fetal, eletrocardiograma, fotocoagulação a laser, mapeamento de retina, laringoscopia, raio X do abdomen, raio X do antebraço, raio X coxo-femoral, raio X do braço, raio X da clavícula, raio x do cotovelo, raio X da coxa, ultrassom do aparelho urinário, ultrassom total, ultrassom abdomen superior, ultrassom transvaginal, ultrassom mamas, ultrassom pélvico, ultrassom da próstata, holter, PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina), biópsia próstata, mamografia, espirometria, colonoscopia, endoscopia e tomografia.

Para conseguir zerar as filas, é fundamental que os pacientes agendados e confirmados, compareçam no dia da consulta. A falta às consultas prejudica pessoas que estão aguardando pelo atendimento.

FALTAS – Das 135.738 consultas com especialistas agendadas na rede municipal de Saúde, 22.128 não foram realizadas por falta do paciente, o equivalente a 16,33%.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.