A Prefeitura realizou cotação com 12 empresas do ramo de transporte para a licitação do novo contrato emergencial do transporte público. Cinco empresas enviaram as propostas e, destas, a Trans Acreana foi a que apresentou o melhor preço. O contrato emergencial passa a vigorar em 12/05, tem validade de 180 dias, com investimento de R$ 39,5 milhões.

Imagem ilustrativa de ônibus que serão equipados com wi-fi e tomadas USB

De acordo com o secretário da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), José Vicente Caixeta Filho, a empresa vai oferecer uma frota mais nova que a atual, com veículos 100% acessíveis (todos equipados com elevadores para transporte de pessoas com deficiência). Atualmente, a frota do transporte público municipal é composta por 147 ônibus.

Um das novidades é que, nas linhas troncais, as que ligam os terminais dos bairros – Vila Sônia, Piracicamirim, Pauliceia, São Jorge e Eldorado/Cecap – ao Terminal Central de Integração (TCI), haverá 38 ônibus especiais, nas cores azul e branco, diferentes do padrão da Trans Acreana. Esses 38 veículos, que devem começar a rodar em 30 dias, serão equipados com wi-fi e tomadas USB, para maior conforto dos usuários.

APLICATIVOS – A empresa Trans Acreana TUPi também já disponilibiza, a partir de hoje, 07/05, o aplicativo Bus2. Por meio desse aplicativo, o usuário poderá saber, em tempo real, a posição do ônibus que vai utilizar, traçar a rota de origem e destino, além de poder consultar todas os horários das linhas, entre outras vantagens.

Por meio do palicativo Bus2 o usuário poderá saber, por exemplo, em tempo real, a posição do ônibus que vai utilizar

De acordo com o secretário José Vicente Caixeta Filho, um outro aplicativo, que poderá ser baixado por meio de QR-Code, que estará em cartazes afixados nos terminais e nos ônibus, os usuários poderão deixar suas sugestões e críticas sobre o transporte público de Piracicaba e contribuir para a melhoria do serviço.

“São medidas que visam incrementar a qualidade do serviço de transporte coletivo por ônibus que será oferecido à população de Piracicaba”, reforça Caixeta.

Por meio de outro aplicativo os usuários poderão dar sugestões sobre o transporte público

NOVA LICITAÇÃO – Ainda de acordo com Caixeta, a nova licitação do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros está em fase de análise técnica.

A Prefeitura recebeu os projetos das pessoas físicas e jurídicas, que foram habilitadas para participarem do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) do serviço. Essas propostas estão em processo de análise pelos técnicos do Departamento de Transportes Públicos da Secretaria e a expectativa é que no início do segundo semestre comecem as audiências públicas necessárias para a licitação.