Em cerimônia repleta de emoção, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), realizou na tarde de hoje (26), no Anfiteatro da secretaria, a formatura de 98 alunos do programa Time do Emprego.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com as presenças do secretário municipal Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, Sandra Império, coordenadora do Time do Emprego da Sert, o vereador Lair Braga, além de convidados e funcionários da Pasta.

Em um período de um mês, os participantes receberam conteúdos relevantes para que possam enfrentar de maneira preparada o concorrente mercado de trabalho. Gerenciado pela Sert, o Time do Emprego promove dinâmicas e demais atividades, como redigir um currículo, vestir-se para uma entrevista e destacar as próprias qualidades em um processo seletivo são alguns dos temas abordados. Entre 2009 a 2017 participaram do programa em Piracicaba 1.449 pessoas, sendo que 680 foram recolocadas no mercado de trabalho, perfazendo um total de 47%.

O secretário da Semtre reconhece que o Time do Emprego realiza um trabalho importante, por permitir que os facilitadores esclareçam dúvidas importantes na hora de conquistar um emprego. “O diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade”.

Evangelista ressalta que o objetivo do programa é orientar os participantes no reconhecimento das suas habilidades, interesses e valores, na elaboração de currículo, preparação para entrevistas, apresentação do mercado de trabalho e técnicas de procura de emprego, aumentando assim suas chances de colocação e/ou recolocação, como para sua permanência no mercado de trabalho. “Esses jovens foram lapidados e motivados, possibilitando que tenham um diferencial importante na hora de procurar emprego”.

Representando a SERT, Sandra Império ressalta que o mercado está cada vez mais exigente por qualificação profissional e o programa Time do Emprego surgiu para ocupar esta lacuna e devido à sua importância, está ampliando sua atuação em todo o Estado, além de formar agentes facilitadores para atender a demanda. “O objetivo é orientar e preparar as pessoas que estão em busca de seu primeiro emprego”.

Segundo a facilitadora Paula Lino Mendes da Cruz, o programa é bem visto pelos jovens por trabalhar com a motivação, sendo incentivador da convivência e troca de experiência entre os participantes. “Após a participação, eles reconhecem que as orientações são de extrema importância na preparação para seleção da vaga. A coisa mais importante na vida de um cidadão é o emprego e o Time proporciona isso”, explica.

OTIMISTAS- Os concluintes do curso não escondiam a alegria e o otimismo em enfrentar o mercado de trabalho à procura de emprego melhores preparados. Uma das formandas que está muito feliz por frequentar o programa é Roberta Raquel Leite, 16 anos, moradora de Santa Teresinha. Destacou que aprendeu a trabalhar em grupo e como se comportar em entrevistas. “Estou confiante que as noções que aprendi no curso me darão um suporte importante na hora de procurar emprego e por isso resolvi procurar a Semtre para que pudesse fazer parte desse time. Estou me dedicando e me esforçando para que possa colocar em prática aquilo que aprendemos na sala de aula e futuramente disputar uma vaga de trabalho”, disse.

Renan Rodrigues dos Santos, 17 anos, que mora no Jardim Tatuapé, diz que resolveu fazer o curso por se sentir mais seguro na hora em que precisar enfrentar o mercado de trabalho. “Tenho certeza de que ao concluir o curso estou apto a concorrer com outras pessoas com um nível de praparação melhor. Os facilitadores conseguiram passar todas as informações com clareza, para adquirirmos os conhecimentos com facilidade”.

O Time do Emprego surgiu na vida de Rute Ferreira Feitosa, 26 anos, residente no Parque Orlanda, por acaso. “Fui na Semtre à procura de emprego e os funcionários do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) me informaram sobre a existência do programa. Imediatamente resolvi me inscrever, por ver uma oportunidade excelente para que eu possa me empregar. Eu era muito tímida e com o envolvimento nas aulas e apoio dos facilitadores, consegui me soltar e tornar uma pessoa mais comunicativa”.

A inscrições para o programa são permanentes e podem ser realizadas pelo telefone: (19)- 3437-2222. Site: www.semtre.piracicaba.sp.gov.br/ou na própria Semtre, na rua Monsenhor Francisco Rosa, 900, ao lado da agência central de Correios.