Portal do Município de Piracicaba

Novembro Azul: Um Olhar Azul para a Vida leva ações de saúde à praça José Bonifácio

Campanha gratuita acontece neste sábado, 8/11, com exames, orientações e serviços voltados à saúde do homem

Por CCS / Publicado em 05/11/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

A campanha Novembro Azul: Um Olhar Azul para a Vida acontece neste sábado, 8 de novembro, na praça José Bonifácio, das 8h às 12h, com uma programação especial dedicada à promoção da saúde do homem.

A imagem exibe um cenário urbano com uma igreja imponente de arquitetura clássica, caracterizada por suas torres gêmeas com relógios e pináculos dourados, além de uma fachada ricamente decorada com arcos e uma rosácea. Ao lado da igreja, ergue-se um edifício moderno de tijolos aparentes, contrastando com o estilo histórico. Na parte inferior da imagem, um calçadão com piso quadriculado sugere um espaço público, possivelmente uma praça, onde se observam bancos de madeira e postes de iluminação com design antigo. Árvores frondosas, incluindo palmeiras altas, criam um ambiente verdejante e oferecem sombra. O céu, parcialmente nublado, complementa a cena, que parece capturar um momento tranquilo em meio à agitação urbana. Um homem caminha solitário pela praça, adicionando um toque de movimento à composição.
Atividades da campanha serão realizadas na praça José Bonifácio

O evento é uma iniciativa do gabinete do vereador Pedro Kawai e conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, da Câmara Municipal e de diversas instituições parceiras, como Unimed, HFC Saúde, IUP, Lions, entre outras.

Durante a manhã, o público poderá participar de avaliações médicas, exames de PSA, testes de glicemia, aferição da pressão arterial, orientações nutricionais e cortes de cabelo gratuitos. Todas as atividades são oferecidas de forma gratuita à população.

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado para rastrear, diagnosticar e monitorar doenças da próstata — como câncer, hiperplasia benigna (HPB) e prostatite —, exige alguns cuidados prévios. Entre eles, jejum de 4 horas, abstinência sexual por 48 horas e evitar atividades físicas intensas, como andar de bicicleta, moto ou a cavalo, nos dois dias que antecedem o exame.

O evento integra as atividades do Novembro Azul, campanha internacional de conscientização sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.