Dentro das ações da campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem, a Secretaria de Saúde de Piracicaba realiza neste sábado (21), em parceria com o IUP (Instituto de Urologia de Piracicaba), um mutirão para atendimento de 400 homens com idade acima de 45 anos.

Agendadas pela Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS), as consultas e avaliações em urologia serão realizadas a partir das 7h e contarão com uma equipe de seis médicos, além de apoio de enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo.

“A agenda contempla a relação das Unidades Básicas de Saúde e do PSF (Programa Saúde da Família) de pacientes que aguardam por consulta na especialidade. É uma parceria que, além de consulta, irá oferecer exames quando houver necessidade”, explica Reginaldo Oliveira, coordenador da Centrus.

A coordenação do mutirão ficará a cargo do médico Silvio Cordeiro, que explica que além do atendimento médico, haverá orientação aos pacientes. “Enquanto aguardam a consulta, os pacientes participarão de uma palestra com audiovisual, no próprio local, que terá como tema 'A saúde do homem'. É um evento importante para conscientizar os homens a fazer a prevenção e buscar tratamento médico sempre que necessário”, diz o médico.

AÇÃO Além do mutirão, os esforços do IUP durante o Novembro Azul incluem a distribuição de material orientativo na área de lazer da Rua do Porto neste domingo (22) e palestras em empresas e clubes de toda a região.

“O câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta sintomas, por isso é importante que se faça exames de rotina. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, tendo dificuldades ou urgência, levantando várias vezes à noite para ir ao banheiro”, alerta Cordeiro.

De acordo com o médico, os exames preventivos devem ser iniciados a partir dos 45 anos, contudo homens da raça negra ou com histórico de câncer de próstata ou mama na família devem começar os exames aos 40 anos. “Se detectado em sua fase inicial, as chances de cura são de 90%”.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e estima-se que, somente em 2015, serão 68 mil casos novos. Este tipo de câncer é considerado também o sexto mais comum no mundo.