A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao processo de implantação de três novas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas regiões do Vem Viver, Monte Feliz e Gran Park/Vida Nova. Neste momento, a coordenação do Departamento de Atenção Básica (DAB) está equipando os prédios, contratando os profissionais de saúde e realizando o treinamento das equipes, começando pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
De acordo com Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do DAB, o projeto de implantação já foi discutido e aprovado pelos departamentos responsáveis, dando início, recentemente aos processos de recrutamento, seleção e contratação dos profissionais das ESFs. “Há algumas semanas os novos ACSs começaram, junto às equipes de outras unidades, treinamento sobre o trabalho que eles realizarão nestas unidades. Essas equipes devem dar os primeiros passos para a implantação até o final deste mês, quando eles começam a percorrer as respectivas regiões de abrangência fazendo o cadastramento individual e familiar dos moradores, por meio do Cartão Pira Cidadão”.
Conforme lembrou o prefeito Luciano Almeida, é importante que a população receba bem os novos agentes. “Começaremos em breve esta primeira etapa de operação destas três novas unidades com a visita dos agentes comunitários de saúde. Esse cadastro é necessário para que se concretize a transferência para o novo posto de saúde, por isso, é importante que todos recebam bem os agentes e façam seu cadastro para que possamos colocar em funcionamento estas unidades”, enfatizou.
Ainda segundo Tatiana, de uma forma geral, o Ministério da Saúde recomenda que cada ESF assista até 4.500 habitantes. “Essas definições dependem das realidades geográfica, econômica e sociopolítica da área, levando-se sempre em conta a densidade populacional e a facilidade de acesso à unidade. Por isso é importante fazer este treinamento da equipe e cadastramento prévio da população antes da abertura efetiva da unidade”.
A enfermeira do DAB reforça que, neste momento, a população destas regiões segue sendo assistida pelas suas respectivas unidades de referência que são o CRAB Vila Sônia, UBS Parque Piracicaba (Balbo) e UBS Caxambu. “Enquanto não finalizar o processo de implantação, os usuários devem seguir com seus atendimentos nas unidades nas quais eles já são atendidos. Em momento oportuno informaremos sobre as devidas mudanças no atendimento desta população”, completou Tatiana.
Douglas Koga, secretário de Saúde, reforçou que os processos para compra de mobiliário e contratação de recursos humanos já começaram. “Já contratamos parte das equipes e temos parte do mobiliário. Os demais equipamentos necessários já estão com licitação em andamento, bem como a contratação dos demais profissionais de saúde”, afirmou.