As obras para as novas instalações do Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos estão em fase final. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) trabalha com a população em situação de rua e migrantes no município oferecendo oportunidade à inclusão social e reintegração familiar.

Os moradores transitórios da casa onde ainda é realizado o atendimento, recebem cinco refeições diárias, além da higiene pessoal, vestuário, dormitórios, biblioteca, atendimento psicológico, encaminhamento a cursos profissionalizantes de educação e trabalho, orientações sobre dependência química, além das atividades lúdicas e pedagógicas.

O trabalho no Projeto tem caráter preventivo e de atendimento. Desde o início do ano, todos os dias, uma equipe realiza abordagens em pontos estratégicos de Piracicaba. No ano passado, as equipes realizaram 744 abordagens a pessoas que moram nas ruas da cidade, sendo que 215 delas, foram para o Núcleo.

Os motivos que reforçam a permanência de pessoas na condição de rua, são a presença do voluntariado que oferece alimentação diária especialmente no período noturno e ao fácil acesso ao álcool e drogas. Assim, sentem-se livres e não aceitam qualquer regra da vida social”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio.

As novas instalações devem melhor atender as pessoas num espaço amplo que possibilita a execução de atividades variadas com os moradores.

O Núcleo de Apoio “Novos Caminhos – População Adulta” (antiga Casa do Morador de Rua), atende em média 60 pessoas por dia em regime de moradia transitória.