A força-tarefa para conclusão da nova UPA Vila Cristina prossegue. Na próxima semana, a Prefeitura inicia a chamada limpeza fina na unidade e faz os ajustes finais para a entrega da obra e seu funcionamento no fim do mês. A ação, que reúne equipes de todas as secretarias, vai garantir que o equipamento de saúde seja entregue à população com dois meses de antecedência.

Parte elétrica da nova UPA Vila Cristina foi concluída

A nova UPA Vila Cristina poderá ser um dos pontos de atendimento aos pacientes que apresentem sintomas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, e é mais uma das ações da Administração para o enfrentamento da pandemia e a redução dos seus efeitos na cidade. A nova UPA fica na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no Jaraguá.

No início desta semana, a área externa da unidade – destinada à entrada de ambulâncias, de carros com pacientes e circulação de pedestres – foi concretada. Hoje, 09/04, os trabalhadores finalizaram as instalações elétricas e a pintura, entre outros serviços. As equipes de limpeza trabalharam na varreção e higienização de salas já concluídas. Enquanto isso, equipes da operação Tapa-Buraco recuperavam trecho de pavimento em frente à UPA, na rua Dona Anésia.

Pintura externa também já foi realizada na nova UPA

Desde a sexta-feira, 03/04, a UPA começou a receber as mobílias. São camas, mesas, armários, poltronas, biombos, comprados pela Prefeitura, que estavam guardados em espaço cedido pelo Hospital Regional especificamente para equipá-la.

A Nova UPA Vila Cristina é considerada um empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.

As equipes de limpeza já iniciaram os trabalhos na nova UPA

De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a unidade trará ainda mais qualidade à rede de pronto atendimento. “Será uma unidade horizontal, humanizada, com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba”, disse.

Desde o mês passado, o prefeito Barjas Negri já vinha discutindo como antecipar a conclusão da UPA para integrar a infra-estrutura da rede municipal de saúde na “guerra” contra o coronavírus. Na semana passada, dentro do planejamento, com reuniões setoriais, foi centralizado o atendimento de suspeitos de Covid-19 no Centro de Triagem do Coronavírus, ao lado da UPA Piracicamirim.

Barjas comentou que essa força-tarefa, neste momento, garantirá a antecipação da conclusão e o funcionamento da nova UPA da região da Vila Cristina e Jaraguá.

RAIO-X DA OBRA – NOVA UPA VILA CRISTINA E REGIÃO

Área de terreno: 4.153,87 m²

Área de construção: 2.367,82 m²

Número de leitos: 52*

Consultórios: 10, sendo 4 infantis

* 12 leitos infantis; 15 femininos; 16 masculinos, 6 de emergência e 3 de isolamento