A nova UPA Vila Cristina – na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no Jaraguá –, orçada em R$ 4,9 milhões, está em fase de acabamento, com previsão de conclusão para os próximos meses. Paralelamente, já estão chegando equipamentos e mobiliários para o funcionamento da unidade, como raio-X, aspiradores, armários, arquivos, cadeiras, mesa, camas etc. Computadores, equipamentos médicos e condicionadores de ar estão em fase final de licitação. O processo licitatório para a compra do gerador da unidade, fundamental para mantê-la em funcionamento em caso de falta de energia, também está sendo concluído. Só em material permanente estão sendo gastos, com recursos municipais, mais de R$ 1,7 milhão.

Na parte externa da unidade estão sendo construídas as calçadas, entrada para ambulâncias, com a devidas ligações do esgoto e das galerias para águas pluviais. Na parte interna, estão sendo fixadas as portas e fechaduras, luminárias, bacias de banheiros, torneiras etc. Em relação ao AVCB do Corpo de Bombeiros, está sendo providenciado o treinamento da equipe da Secretaria de Saúde para a Brigada de Incêndio, organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a unidade deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano e trará ainda mais qualidade à rede de pronto atendimento. “Será uma unidade horizontal, humanizada, com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba”, disse.

A Nova UPA Vila Cristina é considerada um empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.

RAIO-X DA OBRA

Área de terreno: 4.153,87 m²

Área de construção: 2.367,82 m²

Número de leitos: 52*