Com parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), e as empresas Suzano e Raízen, nesta semana, a estrada do Canal Torto (PIR 011W e PIR 290) está recebendo a aplicação de um produto estabilizante a fim de amenizar o impacto da poeira. 

O produto foi desenvolvido pela empresa Nanochar, que conta com o produto Ecolig, a lignina kraft de eucalipto da Suzano, e está sendo testado em um trecho de três quilômetros das estradas. A aplicação termina amanhã, sexta-feira, 24/05, e não foi necessário interditar a via. 

“A ideia é deixar a estrada mais trafegável, com uma base sólida, lisa e com supressão de poeira, diminuindo o uso de água para molhar a estrada. O trabalho de estabilização tem garantia de cinco anos e a supressão de poeira necessita de mais algumas aplicações durante o ano”, explica Paulo Correa, representante da empresa Nanochar. 

De acordo com a secretária Nancy Thame, o trecho do Canal Torto é um dos mais críticos entre os 811 quilômetros de estradas rurais em Piracicaba, que sofre com poeira devido ao tráfego intenso e, por esse motivo, foi escolhido para receber o teste do produto. 

“A Sema tem se organizado e acompanhado a demanda dos moradores em relação às estradas rurais e está diariamente realizando manutenções em diversos pontos, mas para avançarmos mais nesses trabalhos, esta parceria e articulação com as empresas Suzano e Raízen é fundamental para agilizarmos as melhorias”, disse Nancy.

Estabilizante começou a ser aplicado nesta segunda-feira