Maquete da nova área de alimentação, tendo em volta três veículos e árvores.
Projeto da Praça de Alimentação mirante da árvore

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura de Piracicaba), idealizou um novo espaço para os agricultores e consumidores dos produtos comercializados no Varejão Angelo Faustino, o Varejão da Paulista. Em licitação, a nova Praça de Alimentação do Varejão da Paulista tem projeto que contempla 548 m2 de espaço coberto para os permissionários, com áreas de permanência coberta e parcial com pergolado de madeira, com mais de 100 lugares e mais 120 m2 de nova área de vegetação.

Maquete mostra como ficará a nova praça de alimentação do varejão municipal da Paulista.
Projeto da Praça de Alimentação vista do mirante

O Varejão da Paulista desempenha um papel vital na comunidade local, sendo um ponto de referência para compras de produtos frescos e de qualidade. Com variedade desde frutas e verduras até itens regionais, o equipamento contribui não só para economia local, mas também promove hábitos saudáveis e sustentáveis.

O novo projeto da Praça de Alimentação, criado pelo Estúdio Somma – Arquitetura e Urbanismo, atende uma demanda antiga do setor do Abastecimento que coordena 25 varejões e 5 feiras-livres, que visam levar alimentos de qualidade e preço acessível a toda população e aproximar o produtor rural do consumidor final, gerando emprego e movimentando a economia da cidade.

A infraestrutura planejada pretende atender com nova área para os permissionários, banheiros, espaços para permanência, circulação e manutenção da área verde

Vista aérea do novo espaço de alimentação do varejão muniicpal da Paulista.
Projeto da Praça de Alimentação novos espaços

Segundo Eliane Oliveira de Souza, diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), a área de alimentação atualmente recebe mais de 3.000 pessoas por semana, sem condições ideais e fora do conceito mais abrangente de Praça de Alimentação. “É um sonho da Sema, uma vez que a praça de alimentação do Varejão da Paulista já virou tradição, atende um público variado, de diversos bairros da cidade, funcionários do comércio central e de outros municípios”, disse.

O espaço deve acolher outros programas da Sema, como da Cozinha Experimental, através de cursos sobre aproveitamento integral dos alimentos e exposição dos manufaturados dos alunos; o SIM (Sistema de Inspeção Municipal), o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), tanto na divulgação de informações, quanto para promoção dos produtos piracicabanos, explicou a secretária Nancy Thame, da Sema. “O novo espaço foi idealizado para receber várias ações de programas da Secretaria, favorecendo a interlocução entre eles e com outras instituições”, disse.