A Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra recebe na sexta, 04/10, às 19h, o lançamento da Revista Latente, com a edição Arte e Corpo. O periódico traz em sua terceira edição, a complexidade do corpo e sua relação com o território para atravessar dimensões sociais, culturais e políticas. O projeto tem apoio do Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Indústria e Economia Criativa) e Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).
A iniciativa foca na formação de uma rede de diálogo e articulação de agentes culturais. A Latente n.º 03 apresenta trabalhos que desafiam a percepção tradicional do corpo, explorando suas conexões íntimas e políticas com o espaço, imprimindo pluralidade e diversidade sob coordenação editorial de Célia Barros, idealizadora e curadora, e Gabriela Leirias.
Entre as publicações, Elidayana Alexandrino convida o público a repensar a imagem e sua influência através de projetos educativos e laboratórios dialógicos que questionam narrativas impostas; Allan Yzumizawa mergulha nas intersecções entre suas origens culturais e sua prática acadêmica, evidenciando a transformação do corpo na curadoria e na arte. Vicenta Perrotta, Luara Souza e Antonia Moreira do Ateliê TRANSmoras discutem a alienação provocada pela indústria da moda, enquanto Maíra Freitas explora o entrelaçamento do tempo e das experiências pessoais na sua prática artística.
A edição também apresenta Janaú, artista indígena em um formato biográfico que explora o corpo e o diálogo. A curadora Fernanda Albuquerque entrevista Gui Teixeira, que discute o jogo, o risco e a coletividade como formas de aprendizagem. Carolina Sudati e Renat Castilho oferecem uma visão diferenciada sobre a relação do corpo com a paisagem e as questões de gênero. Thaylla Barros faz uma retomada profunda e reflexiva em seu trabalho Tudo Nosso. Além disso, a prática do caminhar como modo de existir é abordada por Célia Barros, que explora essa prática do ponto de vista do corpo feminino na seção Deslocamentos.
A proposta conta com um percurso que oferece ao público a oportunidade de vivenciar paisagens internas e externas, revelando a riqueza e a complexidade do caminho artístico.
A Revista Latente é totalmente digital e inaugura um novo capítulo para o cenário das artes visuais, tendo como missão ampliar as vozes e as expressões artísticas que acontecem fora da capital paulista. Ela é a primeira publicação a fazer esse recorte geográfico e aproximar o público das produções artísticas com linguagem acessível, sem deixar de aprofundar-se em reflexões e perspectivas investigativas conforme requer a arte contemporânea.
SERVIÇO – Lançamento da Revista Latente – Arte e Corpo, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Parque do Engenho Central. Dia 04/10, às 19h. Entrada gratuita.