A marmorização de papel é uma arte antiga que surgiu no Japão no século 12 e ganhou destaque na Europa durante o Renascimento (século 17), especialmente pela encadernação de livros e artigos decorativos. A técnica será ensinada em uma oficina no sábado, 14/09, às 14h, na Nova Pinacoteca Miguel Dutra com a artista Patrícia Rebello. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas a 15 inscrições por meio dos telefones 3412-3770 e 3412-3773.
Na oficina, conta Patrícia, os participantes, que não precisam ter conhecimento prévio em qualquer técnica artística, terão a oportunidade de criar suas próprias folhas marmorizadas, experimentando a técnica e cores. “Faremos o passo a passo do processo de marmorização, incluindo a preparação dos materiais, mistura de pigmentos e criações de padrões”, ela destaca.
Durante a atividade, Patrícia também vai dar conselhos práticos para aprimorar a técnica em casa e como utilizar o papel marmorizado em diversos projetos artísticos e artesanais. “No final, faremos uma roda de conversa com apresentação dos resultados e troca de experiências”.
Patricia Rebello é paulistana, artista visual, vive e trabalha em Piracicaba. Formou-se em Publicidade e Propaganda na FAAP e em Comunicação Visual/Ilustração na Escola Panamericana de Arte, ambas em São Paulo. O universo poético da artista borra os limites entre arte e ciência, realidade e fantasia e entre sedução e estranhamento. Nas suas obras de arte contemporânea, ela cria espécimes híbridas, originárias de um futuro distópico que ecoam seu interesse pela biologia, ficção e colecionismo. Em 2017, Patrícia foi Prêmio Aquisitivo do 49º SAC (Salão de Arte Contemporânea), realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
SERVIÇO – Oficina de técnica de marmorização com Patrícia Rebello. Sábado, 14/09, às 14h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central. Participação gratuita com vagas limitadas. Inscrições pelos telefones: 3412-3770 e 3412-3773.