São disponibilizadas 15 vagas

A Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, um equipamento da Prefeitura mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza neste sábado, 15/06, às 15h, a Oficina de Desenho em Grafite. A atividade gratuita é voltada para crianças de 8 a 15 anos e será ministrada pela artista e grafiteira Tikka Meszaros.

São disponibilizadas 15 vagas e as inscrições deverão ser efetuadas pelos telefones (19) 3412-3770 ou (19)3412-3772 ou e-mail pinacoteca@piracicaba.sp.gov.br.

A artista revela que, em um primeiro momento, através de uma apresentação projetada, vai falar da história do grafite, seus estilos e artistas famosos. “Depois vou falar um pouco de técnica de desenho e traços com spray. Vamos desenhar e por fim fazer uma pintura testando um pouco de cada técnica,  pincel,  rolinho, stencil e spray”.

Tikka Meszaros, nascida em São Paulo em 1986, começou a fazer graffiti em 2002, logo se encantou com a possibilidade de interagir com o cotidiano das pessoas inserindo um universo mágico em seus caminhos. Seus personagens, a maioria femininos, misturam doçura e serenidade em um contexto lúdico, quase infantil.

A forte expressão, mas quase contraditória, permite que o espectador interprete sua arte como mais se identifica, de acordo com seu próprio estado emocional.

Durante sua trajetória já foi citada como um dos cinco grandes artistas do país, participou de eventos importantes como a I Bienal internacional de graffiti e a I e III Bienal de graffiti Fine Art, e já expôs seus trabalhos em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Nova Iorque, Los Angeles, Washington, Annapolis, Londres e Paris.

A NOVA PINACOTECA – O projeto da Nova Pinacoteca foi desenvolvido e doado pelo arquiteto Marcelo Guidotti com o objetivo de proporcionar novas experiências aos visitantes, valorizar o acervo, dar maior visibilidade aos artistas – passam pelo Engenho Central, a cada fim de semana, cerca de 4.000 pessoas -, tudo isso com acessibilidade. A instalação do equipamento, que fica em frente à passarela Pênsil, também tem como função valorizar ainda mais o Engenho Central, o principal complexo histórico, cultural e turístico do município.

O Armazém 14A, que abriga o equipamento, é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), e foi depósito de açúcar até o fim da década de 1970, quando o Engenho Central era a sede da extinta Société de Sucreries Brésilienes.

Em projeto inovador e plural, o prédio histórico ganhou acessibilidade com a instalação de um elevador panorâmico e foi dividido em espaços. Há duas salas para exposições: o Grande Salão, cuja entrada é pela lateral do Armazém 14 (a porta principal do espaço), e o Mezanino. O Grande Salão receberá os três eventos artísticos expressivos do espaço, dos quais se originam a maioria das obras que compõem o acervo da instituição: o Salão de Belas Artes, o Salão de Arte Contemporânea e o Salão de Aquarelas. Já o Mezanino será utilizado para mostras paralelas ou de artistas convidados.

Também há espaço para oficinas e arte educação, onde acontecerão cursos de arte, Sala de Restauro ao lado do Reserva Técnica, além de sala administrativa e área externa que pode ser usada como apoio às ações educativas como de socialização. Com a volta das oficinas de arte, novos talentos poderão ser desenvolvidos e conhecidos pelo público.

A sala do Reserva Técnica, com controle térmico e de umidade, assim como a Sala de Restauro, foram projetadas também pensando na dinâmica do trabalho dos funcionários que cuidarão do rico acervo, com importantes trabalhos de artistas renomados de diversas décadas, tanto de Piracicaba como do Brasil. São esculturas, pinturas, gravuras e desenhos.

SERVIÇO – Oficina de Desenho em Grafite, com Tikka Meszaros. Sábado, 15/06, às 15h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Inscrições pelos telefones (19) 3412-3770 ou (19) 3412-3772 ou e-mail pinacoteca@piracicaba.sp.gov.br. No Armazém 14A do Parque do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Informações: pinacoteca.piracicaba.sp.gov.br.