Com registros fotográficos de Alex Gimenes e Renan Nakano sobre cultura e acessibilidade, a exposição O Ato Fotográfico Acessível, Subversivo e sua Transversalidade Cultural será inaugurada na próxima terça-feira, 24/09, às 10h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central. A mostra ficará aberta para visitação gratuita na Sala de Exposição 2 (antes de subir a escada), de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até 17/11.
A mostra, com curadoria de João Kúlcsar e curadoria de acessibilidade e consultoria de Edgar Jacques, faz parte da 18ª edição da Primavera dos Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em instituições de todo o Brasil. Em 2024, as atividades são voltadas ao tema Museus, Acessibilidade e Inclusão.
São 10 fotografias, objetos, escultura, fotografias táteis, audiodescrição e áudio mediação que estarão disponível por meio de QR codes ou dispositivo reprodutor de áudio para uso individual. A mostra ainda conta com mapa, sinalização e piso podo tátil, vídeo guia e texto de curadoria em Libras.
Segundo Nakano, a exposição que já foi exibida em São Paulo (2021) e em Itu (2022) atraindo mais de 1.000 visitantes e traz reflexões sobre os recursos de acessibilidade em atividades culturais, inclusão da pessoa com deficiência nas artes e produção de exposições fotográficas acessíveis. “A intenção, além de trazer as pessoas com deficiência como destaque da exposição, das bordas para o centro, através das imagens, é apresentar os possíveis recursos de acessibilidade para uma exposição fotográfica, que podem ser aplicados a diferentes atividades culturais”.
Cada pessoa retratada representa uma área cultural: Edgar Jacques, teatro e literatura; Daniela Barrios, Carnaval; Mona Rikumbi, dança de raiz africana (seu figurino é uma releitura do Samba de Crioula); Luiz Alberto Ruffeil, instituições culturais/museus; Micheli Di Paula, audiovisual; João Paulo Lima, cinema; Cacau e Cajú, circo; Nayara Rodrigues da Silva, expressão corporal; Michele Simões, moda; Mariana Guimarães e Duke, dança clássica (balé).
Durante o período de exibição acontecerão de forma gratuita oficina e visitas mediadas com experiências sensoriais, além de uma palestra dedicada à temática Acessibilidade Cultural, ministrada pelos artistas visuais, cuja data será divulgada em breve.
SERVIÇO – Exposição O Ato Fotográfico Acessível, Subversivo e sua Transversalidade Cultural na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Inauguração na terça-feira, 24/9, às 10h. Armazém 14A do Engenho Central. Visitação gratuita até 17/11, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Permitida entrada de cão guia. Informações: 3412-3770 e 3412-3773.