Mulher negra, vestida com uma blusa estampada, com uma blusa de frio branca em cima, ao lado de um quadro.
A artista Carmela Pereira ao lado de uma de suas obras

A artista piracicabana Carmela Pereira, que foi tema de uma das exposições de inauguração da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, em maio deste ano, tem mais uma vez sua trajetória e história de vida em foco, agora no documentário A Negra Moderna, cuja estreia acontece no sábado, 16/11, às 19h, também na Nova Pinacoteca (Armazém 14A do Engenho Central). A entrada é gratuita.

A Negra Moderna, que mostra a relação intimista da artista Carmela Pereira com sua obra, tem direção de Cleber Zerbielli. O documentário é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Por meio do Governo Federal e com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba). Após a exibição acontecerá um bate-papo com a equipe da produção.

O documentário destaca a história da empregada doméstica Carmela Pereira, que ao se aposentar regressa a sua terra natal, Piracicaba, e desabrocha seu talento artístico produzindo milhares de obras.

“É uma imersão em seu ateliê-residência para conhecer o seu dia a dia e seus pensamentos”, afirma o diretor Zerbielli. O filme retrata ainda o restauro de sua obra A Negra Moderna e aborda a relação de Carmela com o trabalho de Tarsila do Amaral.

SERVIÇO – Exibição do documentário A Negra Moderna. Sábado, 16/11, às 19h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central. Entrada gratuita. Acesso pela passarela Pênsil. Informações: 3412-3770 e 3412-3773.