A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), autorizou o uso de área verde institucional localizada no bairro Parque Orlanda, para implantação de horta comunitária agroecológica, por meio do Programa Municipal de Agricultura Urbana.
A área agora está sob responsabilidade da Associação Comunitária do Bairro Parque Orlanda e Adjacências, representada pelo presidente, Émerson Marcelo Vieira, após a assinatura do Termo de Permissão de Uso, ocorrido na última sexta-feira, 05/07.
A reivindicação partiu da própria associação, com o intuito de trazer benefícios à comunidade e fazer um melhor uso do espaço, que se encontrava ocioso e recebia descarte de entulho.
Por meio desta autorização, a associação garante o respaldo legal para implementação de horta comunitária, além de receber assistência técnica da Sema e a prestação de serviço gratuito do programa Patrulha Agrícola, que realiza o preparo do solo para o plantio.
De acordo com o presidente Émerson Vieira, além de fornecer alimentos gratuitos para a população do bairro, a horta comunitária também será um projeto integrado ao futuro centro de convivência para idosos, que será construído no prédio da Associação, ao lado do terreno.
Após a assinatura do termo de autorização de uso, a equipe da Sema fez a entrega de um “kit horta” para a associação, composto por um carrinho de mão, cavadeira articulada, enxadas, enxadões, mangueira, pá de bico, pulverizador, rastelo, tela de sombreamento e regador, para serem utilizados exclusivamente na horta comunitária.
A permissão de uso é válida por um ano, podendo ser prorrogado se comprovado o uso adequado do espaço para finalidade exclusiva de horta comunitária agroecológica.