Portal do Município de Piracicaba

Nova geração do rock é alvo de projeto cultural que resgata o estilo em Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 15/10/2019
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Engenho Central recebe nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h, mais uma etapa de gravações do projeto cultural “Lugar onde o rock não para”, que busca trazer à tona a produção piracicabana de rock and roll por meio da linguagem audiovisual. Contemplada pelo ProAc Municípios, a iniciativa tem financiamento do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, Fundo de Apoio à Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Desta vez, serão entrevistadas personalidades importantes para o desenvolvimento do rock piracicabano recentemente, ao longo das décadas de 2000 e 2010. Com o objetivo de realizar um resgate de um estilo musical presente na cultura piracicabana, ao democratizar diferentes lembranças para gerações distintas, o projeto já captou depoimentos de representantes das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990.

Compõem a equipe do projeto o proponente Victor Corte Real (responsável pelas pesquisas e pela área de design), Rafael Bitencourt (jornalista responsável), Maurício Pinheiro (diretor de audiovisual), Sergio Carvalho (assistente audiovisual), Ricardo Moraes (editor de imagens) e Thiago Sacilotto (contador).

“Entendemos que o rock envolve questões fundamentais para compreender uma sociedade, escancarar suas mazelas e estabelecer um retrato de cada época. A ideia é investigar como o estilo se desenvolveu em Piracicaba, como era a produção desde os anos 1960 e quais são as principais diferenças e semelhanças até os dias de hoje”, afirma Victor Corte Real.

AUDIOVISUAL – A equipe está produzindo seis vídeos-entrevistas, em que será retratada uma década, a partir de 1960, até 2010. A expectativa é que, em breve os materiais comecem a ser disponibilizados, gratuitamente, na página oficial do projeto no Youtube. O material será, ainda, cedido na íntegra ao MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), órgão ligado à Prefeitura de Piracicaba, permitindo, assim, consultas por parte de estudantes, acadêmicos, jornalistas, e do público em geral.

Os seis vídeos estão sendo gravados com equipamentos que possibilitam sua exibição em formato 360º, de forma a permitir uma melhor experiência aos espectadores, que podem girar pela tela e assistir a todos os quadros, seja de seu celular ou de seu computador. Além disso, as páginas oficiais do projeto no Facebook e Instagram facilitarão a disseminação dos conteúdos.

SERVIÇO – Projeto “Lugar onde o rock não para”. Produções ficarão disponíveis no Youtube (https://bit.ly/2meUY7z), com adaptações no Facebook e Instagram (@rocknaopara). As próximas gravações ocorrem no dia 18 de outubro, no Engenho Central.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.