Portal do Município de Piracicaba

Nova escola no Tatuapé transforma rotina de famílias e amplia acesso à educação

Com vagas em período integral, unidade inaugurada hoje, 25/03, pelo prefeito Helinho Zanatta, atende antiga demanda da comunidade

Por CCS / Publicado em 25/03/2026
Tempo de leitura: 8 minutos.
A imagem mostra uma cerimônia de inauguração, onde um grupo de cerca de onze pessoas está reunido ao redor de um cavalete de madeira. No centro, uma mulher vestindo um vestido bege claro e um homem de camisa azul clara estão puxando um tecido verde para revelar uma placa prateada. A placa indica o nome da escola municipal: "Escola Municipal Professora Márcia Regina Giuliani Novello". As pessoas ao redor sorriem e observam o momento da revelação com interesse e satisfação. Ao fundo, há uma estrutura metálica que sustenta uma tela grande mostrando uma imagem aérea de um prédio com painéis solares no telhado, provavelmente a escola que está sendo inaugurada. Também é possível ver a bandeira do estado de São Paulo à direita da imagem. O ambiente parece ser interno, bem iluminado, e o clima é de celebração e formalidade.
O prefeito Helinho Zanatta descerrou a placa de inauguração da EM Professora Márcia Regina Giuliani Novelli

A inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Márcia Regina Giuliani Novelli, realizada hoje, quarta-feira, 25/03, no bairro Tatuapé, marcou mais do que a entrega de uma nova unidade escolar: simbolizou a concretização de uma espera antiga da comunidade. A solenidade teve a presença do prefeito Helinho Zanatta, autoridades municipais, representantes da educação, famílias e lideranças do bairro, celebrando um espaço que já está em funcionamento e acolhe crianças de zero a cinco anos. Também aconteceu apresentação dos alunos e foram entregues flores para familiares da professora Márcia Regina Novelli, que deu nome à escola, e para autoridades da área da educação.

O prefeito Helinho Zanatta ressaltou o compromisso da gestão com a primeira infância. “A entrega desta escola representa mais do que uma obra concluída, é a concretização de um compromisso com as famílias que mais precisam. Estamos falando de um espaço que oferece segurança, acolhimento e estrutura adequada para o desenvolvimento das nossas crianças. Além disso, é um investimento direto no futuro da cidade, porque a educação na primeira infância transforma realidades e gera oportunidades”, ressaltou. “Retomar uma obra que estava paralisada há anos também demonstra a seriedade da nossa gestão em dar continuidade aos projetos e garantir que eles realmente cheguem à população. Nosso objetivo é ampliar o acesso, reduzir desigualdades e fortalecer a rede municipal com qualidade”,

completou o prefeito.

A imagem mostra um homem de meia-idade, visto de perfil, segurando um microfone em uma mão e pequenos cartões brancos na outra, enquanto fala para um grupo de pessoas sentadas à sua frente. Ele veste uma camisa azul clara e calça jeans. O ambiente é interno, com paredes claras e grandes janelas ao fundo, sugerindo um espaço como uma sala de reuniões ou auditório. Ao fundo, várias pessoas estão sentadas, prestando atenção ao orador; entre elas há mulheres e homens, com roupas casuais a semiformal. Também é visível um alto-falante preto sobre um tripé e um pano verde pendurado em um suporte. A iluminação é clara e o foco da imagem está no homem que fala, enquanto o público aparece um pouco desfocado. A cena aparenta ser um evento comunitário, uma reunião ou um fórum local.
O prefeito Helinho Zanatta ressaltou o compromisso da gestão com a primeira infância

Entre as famílias beneficiadas pela escola, está a recepcionista Ynara Fabiana Honório de Almeida, moradora do Tatuapé há quase 35 anos. “Essa conquista é muito importante para o bairro, porque acredito que agora seremos vistos com mais atenção, tanto pelos governantes quanto pela própria comunidade”, afirmou. Na espera de uma oportunidade como essa, ela pôde matricular o filho Davi Miguel, de quatro anos, mais perto de casa. Um passo importante para o desenvolvimento da criança e também um alívio para a mãe, que trabalha cerca de 5,5 quilômetros da região.

A imagem mostra uma mulher e um menino sentados juntos em um ambiente que parece ser uma sala de aula ou um espaço de recreação infantil. A mulher tem cabelos longos, cacheados e escuros, está sorrindo de forma acolhedora e veste um macacão azul sem mangas. Ela está sentada e segura o menino no colo. O menino, que aparenta ter cerca de 3 ou 4 anos, usa uma camisa polo branca com detalhes pretos na gola e shorts escuros. Ele olha diretamente para a câmera com uma expressão neutra. Ao fundo, há uma estante branca com vários compartimentos, onde estão organizados brinquedos coloridos, como blocos de montar e livros. Abaixo da estante, no chão, há uma fileira de carrinhos de brinquedo amarelos. À esquerda, é possível ver uma mesa amarela com algumas cadeiras ao redor e uma caixa azul sobre a mesa. A iluminação é clara e suave, criando um ambiente alegre e convidativo, típico de uma creche ou escola infantil.
Ynara Almeida e o filho Davi Miguel

Assim como Ynara, outras famílias da região aguardavam pela ampliação da oferta de educação infantil no bairro. A nova unidade surge justamente para atender essa demanda, ampliando o acesso em uma área que exigia atenção prioritária do poder público.

A obra, que permaneceu paralisada por quase cinco anos, foi retomada em abril de 2025 e entregue em fevereiro de 2026. Ao todo, são 92 novas vagas em período integral. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Educação e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, com investimento total de R$ 1.937.178,40.

Localizada na rua Godofredo Bulhões Ferreira Carvalho, a unidade ocupa uma área total de 2.180 metros quadrados, sendo 775,85 metros quadrados de área construída. O espaço foi planejado para garantir acolhimento, funcionalidade e qualidade no atendimento, contando com hall de entrada, rampas, pátio coberto com refeitório, salas de pré-escola, solários, cozinha, lactário, almoxarifado, fraldário, playground, lavanderia e vestiários, entre outros ambientes.

100% PERÍODO INTEGRAL – Para a líder comunitária e presidente da Associação dos Moradores dos Jardins Tatuapé I e II, Salvina Nunes, a entrega representa uma conquista coletiva. “A escola é uma grande vitória para o bairro e chega em um momento muito esperado por todos nós. Para a nossa alegria, é a única unidade da região com 100% das vagas em período integral, o que faz toda a diferença na vida das famílias. Isso dá mais tranquilidade para as mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos”, destacou.

A imagem mostra uma mulher de meia-idade com pele morena e cabelo escuro preso em um rabo de cavalo, com alguns fios cacheados soltos ao redor do rosto. Ela sorri levemente e veste uma camiseta rosa vibrante com a frase "TURMA do BAIRRO" escrita em branco na frente. Ela está posicionada no centro da imagem, em frente a uma parede cinza de concreto que possui uma grade com pequenas aberturas quadradas. Através dessas aberturas, é possível ver um céu azul e algumas pessoas desfocadas ao fundo. À direita da mulher, há um artesanato colorido circular feito de fios entrelaçados, com duas plaquinhas brancas onde se lê "EXPERIMENTAR" e "APRENDER" em letras vermelhas maiúsculas. Outra peça semelhante aparece parcialmente no canto superior esquerdo. A iluminação é clara e uniforme, sugerindo que a foto foi tirada durante o dia, em um local aberto ou bem iluminado. A composição da foto é um retrato simples, com foco nítido na mulher, enquanto o fundo está levemente desfocado.
Para a líder comunitária, Salvina Nunes, a entrega da escola é uma “conquista coletiva”

Ao destacar a importância do novo espaço escolar para o fortalecimento da rede municipal de ensino, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, afirmou que “a construção representa mais do que uma obra física”. “Ela simboliza cuidado, investimento no futuro e compromisso com as nossas crianças. Sabemos que a educação infantil é a base de toda a trajetória escolar, e oferecer um espaço adequado, acolhedor e preparado faz toda a diferença no desenvolvimento dos nossos pequenos”, afirmou.

A imagem mostra duas pessoas, um homem e uma mulher, posando ao lado de uma placa comemorativa em um cavalete de madeira. A mulher está à esquerda, usando um vestido sem mangas na cor mostarda, com botões dourados, e usa um colar e pulseira dourados. Ela sorri para a câmera. O homem está à direita, vestindo uma camisa azul clara de mangas compridas e calça jeans, também sorrindo. Entre eles está uma placa prateada com o brasão da cidade de Piracicaba e texto em português que indica a inauguração da "Escola Municipal Professora Márcia Regina Giuliani Novello" em 2024. Ao fundo, há um painel azul e branco com o logotipo da Prefeitura de Piracicaba repetido. A cena parece ser uma cerimônia oficial de inauguração ou homenagem, com iluminação clara e ambiente interno.
A secretária Juliana Vicentin e o prefeito Helinho Zanatta durante inaugura da EM Márcia Regina Giuliani Novelli

O secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio, enalteceu que a nova unidade foi planejada com foco em qualidade, segurança e conforto, garantindo uma estrutura moderna, acessível e adequada para alunos, professores e toda a equipe. “O projeto contempla espaços bem equipados e funcionais, voltados ao aprendizado e ao uso eficiente no dia a dia. É uma entrega que amplia a capacidade de atendimento e qualifica a infraestrutura da rede municipal de ensino”, enalteceu.

“Tenho a certeza que as crianças da comunidade têm muito a ganhar. Que possamos proporcionar uma educação de qualidade com muitas brincadeiras e múltiplas experiências de aprendizagem”, comemorou Mariana Florentino, diretora da escola.

O vereador Fábio Silva representou a Câmara na cerimônia de inauguração. “Sabemos da importância da educação de base, que tem como um dos objetivos formar o caráter dos pequenos alunos. O meu respeito aos educadores que fazem um trabalho belíssimo na educação do município. Destaco também a sensibilidade do prefeito em retomar a construção e finalização das obras da escola, para que as crianças da região pudessem estudar”, ressaltou Silva.

Participaram da cerimônia, ainda, os vereadores Josef Borges, Pedro Kawai, Renan Paes, Paraná, Zezinho Pereira, Felipe Gema e Gesiel Madureira.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.