Na manhã desta sexta-feira (10) foi inaugurada oficialmente a nova sede da Central de Fisioterapia e do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), localizada na Avenida Piracicamirim, 3139. O prefeito Barjas Negri e o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas prestigiaram o evento, que contou ainda com participações de secretários municipais, sindicalistas, emresários e lideranças comunitárias. O investimento é de R$ 1,2 milhão.

O prédio tem 1500 m² de área construída e dois andares com total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Conta com consultórios, 3 salas de avaliação, sala para terapia em grupo, 2 salas para cinesioterapia, atendimento familiar, departamento administrativo, sanitários e vestiários, além de elevador para facilitar o acesso ao pavimento superior.

A principal novidade é a construção de uma piscina coberta e aquecida para hidroterapia. Com este recurso, a Central poderá complementar e ampliar a qualidade do atendimento. “A hidroterapia é importante para o tratamento de disfunções de órgãos e sistemas do corpo humano, diminui o peso e o impacto nas articulações durante os exercícios, além de auxiliar na redução de edema, promovendo o relaxamento muscular e melhora da capacidade cardiorrespiratória do paciente”, explica a fisioterapeuta responsável pela Central, Júlia Negri.

De acordo com Júlia Negri, a Central atende, em média, 150 usuários do Sistema Único de Saúde por dia e realiza em média, 3 mi atendimentos por mês. São cinco fisioterapeutas e 15 estagiários da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) que atendem pacientes de reabilitação e portadores de necessidades especiais, viabilizando a reabilitação dos mesmos através da concessão de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção, além do atendimento às patologias ortopédicas, traumatológicas, posturais, infecto-contagiosas, doenças do trabalho e vasculares.

A intenção, além de acomodar melhor a equipe de trabalho, é a contratação de mais fisioterapeutas e estagiários para ampliar a capacidade de atendimento para 5 mil pessoas/mês. A maior demanda refere-se às patologias ortopédicas/traumatológicas (lombalgia, tendinites, luxações, fratura…etc), reumatológicas (artrites, fibromialgia, entre outras) e também as posturais (escolioses, cifoses, etc). Hoje, a Central oferece também terapia em grupo e atividades como a ginástica chinesa “lian gong”. Programa de Assistência Domiciliar Ao projetar o novo prédio da Central, a Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de outros investimentos, planejou a incorporação do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), que realiza atividades complementares à rede de saúde. O objetivo do PAD é atender pessoas que estão acamadas e impossibilitadas de acessar serviços como a fisioterapia. Com a sede própria, o número de atendimentos também deverá ser ampliado. Para participar do programa, o paciente deve ser morador do município, apresentar dificuldade de locomoção para acesso aos serviços de saúde, ter responsável/cuidador no domicílio e encaminhamento médico para o programa. O PAD realiza 200 procedimentos médicos/mês e cerca de 2300 de enfermagem. Uma equipe multidisciplinar garante o acompanhamento, cuidando de pacientes que precisam de serviços de enfermagem, visitas médicas, fisioterapia motora/respiratória, orientação nutricional, suporte psicológico, imunização, entre outros.

Lucia Helena Campos Novello – Enfermeira Coordenadora do PAD disse que nesses 16 anos o PAD atendeu 2.833 pacientes. Atualmente, 150 pessoas recebem atendimento, sendo a maioria idosos com idades entre 60 e 89 anos. Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram realizados 26 mil procedimentos pela equipe.

A Central será denominada “Dr. João José Correa”

A nova Central de Fisioterapia será denominada “Dr. João José Correa”, pela Lei N°7258, de 22 de dezembro de 2011. Talvez um dos últimos médicos de família, ele nasceu em Tietê e estabeleceu-se aqui onde iniciou carreira profissional de médico-cirurgião. Formado pela Faculdade Federal de Medicina da Praia Vermelha (Rio de Janeiro) em 1934, sempre pautou sua atuação como médico zeloso, incansável e amigo. Ficou conhecido em toda cidade como pessoa pragmática, de enorme bondade e honradez. Assumiu a liderança do consultório e do ambulatório de Cirurgia da Maternidade da Santa Casa, e posteriormente, foi sócio fundador e Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia Casa, entre outros cargos como o de Diretor Clínico ao longo de 20 anos, culminando com a outorga do Título de Irmão Benemérito da Instituição. Seu currículo inclui, ainda, passagens pela Associação Paulista de Medicina, médico cooperado e fundador da Unimed/Piracicaba, entre outras. Pela firmeza de seu caráter, retidão de conduta, incansável devoção à carreira e, principalmente, pela trajetória de vida dedicada à comunidade piracicabana, seu nome fica aqui perpetuado.

Histórico da Fisioterapia e do PAD no município

O serviço de fisioterapia no município, começou em 1988, com a admissão da primeira fisioterapeuta para atender numa pequena sala dentro do Centro de Especialidades Médicas, atrás do mercado. Depois disso, foram vários endereços, espaços improvisados até chegar à Rua Floriano Carraro, onde atendeu nos últimos 12 anos e hoje, ganha este espaço próprio e totalmente adaptado para a atividade.