Nova América ganha nesta quinta-feira (09/12) a primeira praça com sistema de gotejamento automático. Este sistema moderno de irrigação permitiu que a Sedema implantasse canteiros de flores de diferentes espécies que atrai a atenção das pessoas. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, entrega nesta quinta feira (09/12) às 19 horas, um novo espaço de lazer e convivência, desta vez, no bairro Nova América, que ganha a primeira Praça em Piracicaba a ter um sistema de irrigação por gotejamento automático. Este sistema moderno de irrigação permitiu a implantação de canteiros de flores de diferentes espécies que atrai a atenção das pessoas. Localizada na Avenida Professor Alberto Vollet Sachs entre as ruas Frei Luiz Maria de São Tiago e Frei Henrique de Coimbra, a nova praça possui uma praça central, circundada por uma mandala de flores. Esta mandala, formada por 32 canteiros circulares, compostos por oito matizes de flores de cores e texturas diferentes, convergindo para a área central onde se encontra plantado um carvalho brasileiro, que por ser uma árvore nobre de grande porte, representa a força do homem. Em torno destas “mandalas” de flores exclusivamente desenhadas, foram plantadas também 12 palmeiras. E, no talude de frente para Avenida Alberto Vollet Sachs, os canteiros curvos receberam um maciço de flores com três matizes de cores contrastantes e complementares. O projeto paisagístico da Praça do Nova América presenteou ainda o lugar com o plantio de cerca de 30 ipês de grande porte nas cores amarelo, roxo e rosa, distribuídos harmonicamente, de modo que, do lado do poente estas espécies possam oferecer sol de manhã no parque infantil e dê projeção de sombra no período da tarde. “É uma área de quase quatro mil m², com projeto paisagístico de vanguarda” comentou o secretário Rogério Vidal da Sedema, destacando o sistema de gotejamento automatizado. E também o paisagismo, especialmente desenhado para que possa ser apreciado de diversos ângulos. Este projeto alia a tecnologia para viabilizar o plantio de flores num espaço de convivência, o que sem dúvida, contribui não só para a função social, mas também para o embelezamento da cidade. Com a nova praça, o Nova América ganha ainda: um parque infantil, passeios em bloquetes de concreto intertravados, bancos, coletores de polietileno, rampas de acessibilidade, 16 pontos de iluminação.

Segundo o prefeito Barjas Negri, as intervenções atendem compromisso assumido no final do primeiro semestre com a população, lideranças de bairro e vereadores. “Os investimentos nestes espaços de convivência, além de valorizar os bairros, os imóveis, proporcionam saúde e lazer a toda a população”, enfatizou o prefeito Barjas Negri.