A programação oficial do Carnaval de Piracicaba começa na noite desta sexta (24), no Engenho Central, com uma edição especial do programa Noite das Tradições, dedicada às marchinhas carnavalescas. Celebrando as músicas que embalaram Carnavais do passado e que até hoje são presença obrigatória nas festas do momo, o grupo Palma da Mão sobe ao palco montado no Armazém 17 a partir das 20h. Com o tema Carnacaipira 2017: Na fulía nóis se encontra e na fulía nóis festeja!, o evento é uma realização da prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e de Turismo. A entrada é gratuita. Composto por Douglas Marçal, Ednei Tito, Vladimir Quintino (percussão e vozes) e Aguinaldo Guilherme (cavaco e voz), o Palma da Mão preparou uma seleção de mais de 30 marchinhas carnavalescas. O grupo se apresenta pela terceira vez no Carnaval piracicabano, e só no ano passado levou mais de cinco mil pessoas de todas as idades ao Engenho. O grupo se apresenta também na terça-feira, no mesmo local e horário, fechando a programação oficial do Carnaval. Carnaval Caipira
Junto ao Carnacaipira, o slogan deste ano – “na fulía nóis se encontra e na fulía nóis festeja!” – faz uma homenagem ao dialeto e o sotaque piracicabanos, que em 2016 foram registrados pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural) como Patrimônios Imateriais da cidade.
O historiador e pesquisador Cecílio Elias Netto, que detém extenso trabalho sobre a cultura piracicabana e autor do livro “Arco, Tarco e Verva: Dicionário do Dialeto Caipiracicabano”, considerou o tema “uma contribuição extraordinária”. “Cultura é cultivar, é proteger. É como uma árvore. São as raízes e os valores de uma terra, de uma civilização. Ficamos tanto com esse complexo do 'caipira', de negação da nossa identidade que vemos hoje, por outro lado, que a bebida brasileira mais famosa no exterior é a caipirinha. E que tem raízes aqui, na cidade que ficou conhecida tanto tempo como a terra da pinga. Fiquei muito feliz com isso, e espero que Piracicaba possa se aproveitar cada vez mais dessa manifestação tão presente”, relatou.
Outro personagem icônico de Piracicaba, o Nhô Quim, recebeu personalização especial para o evento assinada pelo artista gráfico Fábio Rontani, filho de Edson Rontani (1933-1997), que deu a forma definitiva ao personagem vista até hoje.
Você pode conferir a programação completa visitando a página da Setur no Facebook: www.facebook.com/seturpiracicaba