Portal do Município de Piracicaba

No dia mundial de lavar as mãos, aprenda a fazer a higiene corretamente

Por Comunicação Social / Publicado em 05/05/2010
Tempo de leitura: 2 minutos.

As Secretarias de Saúde de todo o país promovem atividades para lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde e administradores hospitalares sobre a importância do hábito, que previne e reduz infecções e promove a segurança de pacientes e demais usuários dos serviços de saúde.

A meta para 2010, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é alcançar a participação de 10 mil hospitais em todo o mundo. A proposta da entidade constitui o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente –uma jornada de mobilização para a higienização das mãos. O simples gesto de higienizar as mãos corretamente com água e sabão pode evitar doenças como diarreia e gripe, entre outras.

Veja as recomendações da OMS:

– use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos;

– dedique 15-20 segundos só no ato de esfregar; o ritual completo deve durar cerca de 50 segundos;

– capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho;

– seque com toalha descartável (em ambientes coletivos);

– se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.