Nicolas Verrenge no pódio
O atleta Nicolas Verrenge, 15 anos, que treina no núcleo do Projeto Desporto de Base (PDB), da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), no Jardim Primavera, sagrou-se campeão paulista de karatê, na categoria cadete (14 e 15 anos), até 63 quilos, na faixa branca a verde, no Campeonato Paulista de Karatê, realizado no sábado e domingo, 3 e 4/6, no Ginásio de Esportes Adib Moisés Dib, em São Bernardo do Campo. A competição reuniu mais de 2.000 atletas.
Nicolas frequenta as aulas do Projeto Karatê para Todos, que é fruto do chamamento público da Selam, numa parceria (Termo de Colaboração) entre a Associação Sport Way e a Prefeitura de Piracicaba, integrando e reforçando o Projeto Desporto de Base, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).
Para chegar à final do Campeonato Paulista, Nicolas precisou passar pelas fases classificatórias de São Carlos, que aconteceu no início de maio, e a de Campinas, no final de maio. Com o título de campeão, o atleta piracicabano conquistou a classificação para a etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá entre os dias 7 e 9/7, também em São Bernardo do Campo.
Professor Hernani Veríssimo, com o atleta Nicolas Verrenge
O professor Diego Spigolon, coordenador do projeto Karatê para Todos, diz que a parceria da Sport Way e Selam é primordial para fomentar a modalidade no município, oportunizando novos praticantes, tanto do ponto de construção da cidadania, como na difusão de valores como respeito, humildade, ética e disciplina. Spigolon tem dois núcleos de formação de karatê, sendo um no Jardim Primavera e o outro no Santa Rosa, além do núcleo de alto rendimento realizado na sede da Associação Sport Way.
OUTROS DESTAQUES – Além de Nicolas, outros atletas do Karatê para Todos participaram da competição e conquistaram classificação para o Campeonato Brasileiro, como é o caso de Bárbara Borges, atleta da Dojo Kai e do núcleo de alto rendimento da Sport Way, que foi vice-campeã da categoria junior, para atletas de 16 e 17 anos, mais de 66 quilos, faixa roxa, marron e preta, chamada de divisão especial.
Cauã Farias, atleta da Dojo Kai, foi vice-campeão da categoria de Kata (demonstração de movimentos), para atletas de 16 e 17 anos e Campeão de Kumite (luta), na categoria Junior, mais de 76kg, divisão especial, e Vinicius Tamura, medalha de bronze, categoria júnior, 16 e 17 anos, até 61 quilos, divisão especial. Esses atletas são do núcleo de alto rendimento, mas também foram formados no PDB.
PDB – Criado em 1989, o Programa Desporto de Base tem caráter social e de formação educacional, com objetivo principal de divulgar e disseminar a prática de diversas modalidades esportivas, proporcionando ambiente saudável e lúdico para as crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 aos 17 anos.