Em A Hora da Estrela, Macabéa é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo

Mais uma edição do Projeto Nhô Cine acontece nesta sexta-feira, 28/06, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, com exibição dos filmes nacionais Migrantes, de João Batista de Andrade, e A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, seguido por um bate-papo com José Luiz Pinotti. A entrada é gratuita.

O Projeto Nhô Cine é uma realização do Cena 14 em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e com a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Misp (Museu da Imagem e do Som) e da Biblioteca Municipal.

A noite começa com o curta-metragem documentário Migrantes, de 1972, restaurado a partir de negativos originais de 16 mm, que aprofunda o sistema de dramaturgia de invenção do diretor. Debaixo de um viaduto, uma família de migrantes fugindo do desemprego no Nordeste em diálogo com um paulistano engravatado, é o núcleo revelador da obra, vencedora no Festival de Documentários de Salvador em 1973, como melhor filme.

Em seguida, será exibido o longa-metragem A Hora da Estrela, de 1986, a primeira obra cinematográfica de Suzana Amaral, baseada no romance homônimo de Clarice Lispector. Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia um namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

Após as exibições, haverá um bate-papo com José Luiz Pinotti, professor de Fotografia Publicitária e Tratamento de Imagens no Claretiano Centro Universitário, Rio Claro.

SERVIÇO – Projeto Nhô Cine, com exibição dos filmes Migrantes (Classificação: Livre) e A Hora da Estrela (Classificação: 12 anos). Sexta-feira, 28/06, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (à noite, a entrada é pela rua do Vergueiro, 145, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-3674.