Portal do Município de Piracicaba

Nhô Cine exibe longa premiado Mais Pesado é o Céu amanhã, 26/09, na Biblioteca Municipal

Sessão, gratuita e aberta ao público, será seguida de bate-papo com o escritor e ex-professor Alexandre Bragion

Por CCS / Publicado em 25/09/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
Nesta cena, um homem de pele clara e cabelos encaracolados está sentado à mesa, voltado para a direita. Seus olhos estão fechados, e ele parece estar imerso em pensamentos, com a mão direita pousada sobre um rádio antigo. À sua esquerda, uma mulher de cabelos escuros e pele clara segura um bebê enrolado em uma manta com estampas claras e escuras. Uma mamadeira com leite está sobre a mesa à sua frente. A cena se passa em um ambiente rústico, com paredes de concreto aparente e uma fresta de luz natural entrando por uma abertura ao fundo.
O filme acompanha Teresa, que acolhe uma criança abandonada e, junto de Antônio, embarca em uma jornada pelas estradas

O Cineclube Piracicabano – Nhô Cine promove amanhã, sexta-feira, 26/09, às 19h30, sessão especial do longa Mais Pesado é o Céu, do diretor Petrus Cariry, no anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A sessão, gratuita e aberta ao público, será seguida de bate-papo com o escritor e ex-professor Alexandre Bragion.

O filme acompanha Teresa (Ana Luiza Rios), que acolhe uma criança abandonada e, junto de Antônio (Matheus Nachtergaele), embarca em uma jornada pelas estradas, marcada pelas memórias de uma cidade submersa em uma represa. Entre sonhos e incertezas, a narrativa aborda afetos, escolhas e lembranças que conectam passado e presente.

A imagem mostra um homem e um bebê caminhando em uma estrada em um dia ensolarado. O homem usa um boné azul e uma blusa azul. Ele tem barba e parece cansado. Ele segura o bebê em seu braço esquerdo, enrolado em uma manta azul. O bebê está de costas para a câmera. A estrada é pavimentada e tem uma linha amarela no meio. Ao redor da estrada, há terreno seco com alguns arbustos e árvores esparsas. Ao fundo, o céu está azul com algumas nuvens brancas. Há uma placa de sinalização ao lado da estrada à distância. A cena evoca uma sensação de jornada e possivelmente de dificuldades, dada a aparência do homem e o ambiente árido.
Longa Mais Pesado é o Céu foi premiado em festivais nacionais e internacionais

Premiado em festivais nacionais e internacionais, o longa conquistou Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri no 51º Festival de Cinema de Gramado (2023), além de reconhecimento no Fantaspoa (Porto Alegre, 2024), Brooklyn Film Festival (EUA, 2024), Festin (Portugal, 2024) e Oldenburg International Film Festival (Alemanha, 2024).

Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com Alexandre Bragion, escritor e ex-professor dos cursos de Comunicação da Unimep, aprofundando reflexões sobre o filme e seu processo criativo.
O evento integra a programação da VII Mostra Sesc de Cinema e tem apoio do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp).

SERVIÇO – Nhô Cine apresenta o longa Mais Pesado é o Céu. Sexta-feira, 26/09, às 19h30, no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Piracicaba (rua do Vergueiro, 145, Centro). Classificação indicativa: 16 anos. Informações pelo telefone (19) 3433-3674.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.