Sara mostra a jornada emocional de uma mulher, dona de uma pequena floricultura - Credito - Gabriel Ávila

Na programação especial da Prefeitura de Piracicaba em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a edição do Projeto Nhô Cine desta sexta-feira, 22/03, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, exibe duas produções nacionais que destacam o protagonismo feminino: o documentário Incompatível com a Vida e o curta-metragem Sara. A sessão tem entrada gratuita.

O Nhô Cine é uma realização do Cena 14, Museu da Imagem e do Som (Misp), Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Biblioteca Municipal e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Incompatível com a Vida, com direção de Eliza Capai, parte do registro de gravidez frustrada da diretora Crédito_GabrielAlbertini
Incompatível com a Vida parte do registro de gravidez frustrada da diretora | Crédito: Gabriel Albertini

Incompatível com a Vida, com direção de Eliza Capai, parte do registro de gravidez frustrada da diretora, que conduz uma poderosa reflexão ao conversar com outras mulheres que compartilham experiências semelhantes. O filme aborda temas universais como vida, morte, luto e políticas públicas. A classificação é 14 anos.

Já em Sara, da diretora piracicabana Cris Mendes, o espectador acompanha a jornada emocional de uma mulher, dona de uma pequena floricultura, equilibrando os papéis de profissional, mãe e esposa. A narrativa explora os limites emocionais e desafios que ela enfrenta após um evento marcante em sua vida. A classificação é 12 anos.

“É crucial trazer luz às aflições dessas mulheres. Sara personifica a força feminina, recusando-se a aceitar limitações, mas chegando ao ponto de não mais se identificar em sua própria existência. Representando a mulher moderna, Sara enfrenta novas batalhas, mas as exigências violentas do papel de gênero a levam a um esgotamento emocional proporcional às expectativas impostas”, comenta a diretora Cris.

Ao término das projeções, a Cena 14 conduzirá um bate-papo, com a cineasta piracicabana Cris Mendes e demais membros da produção cinematográfica. Além disso, a psicóloga e doutoranda em Educação, Tatiana Ranzani Maurano, irá instigar reflexões e provocar discussões relevantes, adicionando camadas significativas à experiência pós-filme.

SERVIÇO – Nhô Cine apresenta Incompatível com a Vida (Classificação: 14 anos) e Sara (Classificação: 12 anos). Sexta-feira, 22/03, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Na rua Saldanha Marinho, 333 (entrada pela rua do Vergueiro). Entrada gratuita.