Na segunda-feira, dia 25, a partir das 9h, haverá na sede da Guarda Civil de Piracicaba, uma solenidade em comemoração ao aniversário de 108 anos de fundação e ao Dia da Guarda Civil de Piracicaba.
O evento contará com a presença do prefeito Barjas Negri e autoridades civis e militares do município. A programação consta o ato oficial de apresentação da tropa, hasteameto das bandeiras e exposição “Fotos da Velha Guarda”, realizada tradicionalmente pelo Guarda Civil aposentado, historiador e fotógrafo Bonifácio Guardia Santana.
Para o comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo, o trabalho eficiente faz com que corporação adiquira cada vez mais credibilidade com a população.“ Comemoramos os 108 anos da fundação comprometidos com a segurança da cidade. Para nós é uma demonstração de que a Guarda realmente atende as necessidades da população cuidando desde o patrimônio público até a segurança geral de Piracicaba”.
Com efetivo de 355 masculino e 68 feminino, a Guarda mantém pessoal nas áreas do pelotão escolar, ambiental, no canil, na zona rural, na Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico das câmeras ), Farol de Segurança do Parque da Rua do Porto, duas bases móveis, inspetorias e pratulhamento geral.
Só em 2011, a administração investiu R$ 370 mil em armamentos. Em fevereiro foram entregues 20 novas pistolas PT 380 aos 38 guardas civis que atuam no Pelotão Escolar. As pistolas substituiram os revólveres calibre 38 utilizados no patrulhamento escolar. As pistolas foram adquiridas com pacote de armamentos inclui o total de 110 pistolas PT 380, 11 rifles calibre 12, 400 spray de pimenta e mais 11 pistolas modelo Taser (equipamento não letal), utilizado na imobilização durante captura.
Também neste ano foram instaladas na Rua do Porto, duas câmaras tagarelas, ambas instaladas em locais estratégicos para atender moradores, comerciantes e visitantes que utilizam toda a extensão do maior ponto turístico de Piracicaba. O local que sofreu nos últimos meses com as cheias do Rio Piracicaba foi beneficiado pela instalação dos equipamentos que permitem maior agilidade no caso de enchentes. Os equipamentos funcionam na Rua Moraes Barros x Av. Beira Rio ( Largo dos Pescadores) e na Av. Alidor Pecorari (Farol da Guarda Civil).