Portal do Município de Piracicaba

Navegador e escritor Amyr Klink leva reflexões sobre determinação e aprendizado à 17ª Jornada Pedagógica

Palestra foi realizada ontem, 15/10, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto; programação continua até amanhã

Por CCS / Publicado em 16/10/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um homem mais velho em pé no palco de um teatro, segurando um microfone e falando. Ele está vestindo uma camisa de botões de manga curta e calças cinzas. Atrás dele, há cortinas verdes drapeadas. À sua esquerda, no palco, está um púlpito com um livro. Na frente do palco, a plateia está sentada em cadeiras, com as costas voltadas para a câmera. As cadeiras são pretas e algumas têm marcas de assento visíveis. Há um microfone em um pedestal posicionado na frente da plateia. A iluminação do palco ilumina o homem e o centro do palco, deixando as laterais e a plateia em sombras parciais.
Navegador e escritor Amyr Klink leva reflexões sobre determinação e aprendizado à 17ª Jornada Pedagógica

Bom humor, carisma e um jeito de contar histórias que cativa o público são marcas do navegador e escritor Amyr Klink, um dos destaques da programação da 17ª Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação. Na palestra Mudanças, desafios, perspectivas e qualidade no planejamento, realizada ontem, 15/10, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, ele inspirou profissionais da rede municipal com reflexões valiosas sobre determinação, sucesso e planejamento.

Definindo-se como um construtor de histórias, Klink relatou sua experiência de navegador, que começou em 1984. Ele foi o primeiro a atravessar o Oceano Atlântico a remo, saindo da Namíbia e chegando ao Brasil. Também realizou a primeira circunavegação solo e sem paradas na Antártica.
Na palestra, relembrou como começou a navegar de forma despretensiosa, superando o medo do mar e se apaixonando pelo universo das pequenas navegações. Ele enfatizou que o sucesso em suas travessias não dependia de força ou talento, mas sim de planejamento e sincronismo com a equipe.
Destacou também a importância de valorizar saberes, como o dos construtores de jangadas de piúba do Ceará, que serviram de inspiração para o conceito de estabilidade e ausência de leme em seu veleiro Paratii.
Outro relato do navegador fala sobre abraçar o problema, filosofia que defende o enfrentamento dos problemas em vez de evitá-los, especialmente em situações difíceis, como a de atravessar o Atlântico de barco. Ele exemplifica com a ideia de construir um barco que pudesse capotar, em vez de tentar criar um barco “incapotável”, pois abraçar a possibilidade do fracasso é o que permite se preparar para ele.

ACORDES DE ALEGRIA – Antes da palestra, aconteceu a apresentação dos alunos dos quintos anos da Escola Municipal Professor Luis Cláudio Alves que fazem parte do projeto Acordes da Alegria, realizado pela Academia Jovens Músicos e patrocinado pela Arcelor Mittal. O professor de música João Sandoval contou que foi a primeira apresentação dos alunos fora da escola. As apresentações da música Sina, de Djavan e um mashup com duas músicas de Tim Maia, foram muito aplaudidas pelo público.

A imagem mostra um grupo de crianças e um adulto em um palco, aparentemente durante uma apresentação musical. O adulto, um homem com pele escura e cabelo curto, está de pé no lado esquerdo do palco, de costas para a câmera, gesticulando com as mãos. Ele veste uma camiseta preta e calças bege claras. À sua frente, um grupo de crianças, a maioria vestindo camisetas brancas com a palavra "acordes" estampada, estão posicionadas em semicírculo. Elas parecem estar participando de uma performance musical, pois várias delas seguram baquetas, sugerindo que estão prestes a tocar algum instrumento de percussão. Um teclado eletrônico está posicionado no centro do palco, em frente às crianças, indicando a presença de acompanhamento musical. O fundo do palco é composto por cortinas escuras, e um banner roxo e rosa com texto em português ("Abrir para ação", com a palavra "ação" parcialmente visível) está pendurado no lado esquerdo, atrás do adulto. A iluminação do palco destaca o grupo, criando uma atmosfera de apresentação. As crianças variam em idade, mas a maioria parece estar na faixa etária escolar. Algumas crianças estão mais à frente, enquanto outras estão mais atrás, formando várias fileiras. A expressão facial de algumas crianças sugere concentração e entusiasmo.
Antes da palestra, aconteceu a apresentação dos alunos dos quintos anos da EM Professor Luis Cláudio Alves

OPORTUNIDADES – A programação da 17ª Jornada Pedagógica foi aprovada por participantes como a diretora da Escola Municipal Professora Olivia de Almeida Carvalho Feres, Carla Sapuppo. “Na Jornada, reencontramos vários colegas de profissão e isso é muito bom. As palestras representam oportunidades únicas de formação e aprendizado. De cada uma tiramos ensinamentos para a profissão e para a vida pessoal”, destacou.

A imagem mostra uma mulher sorridente com óculos de armação tartaruga e cabelo curto e escuro. Ela está usando uma blusa listrada em tons de cinza e branco, com um broche de laço rosa preso na gola. O fundo da imagem está desfocado, mas é possível ver outras pessoas em segundo plano, sugerindo que ela está em um evento ou reunião social. A iluminação parece ser artificial e suave, criando uma atmosfera acolhedora.
A programação da 17ª Jornada Pedagógica foi aprovada pela diretora da EM Prof Olivia de Almeida Carvalho Feres, Carla Sapuppo

Professor do 3º ano da Escola Municipal Professor André Franco Montoro, Lucas Perin, vê a programação como um despertar para temas importantes. “Traz muito conhecimento e conteúdo para o dia a dia, especialmente na humanização dos relacionamentos” afirmou.

A imagem mostra um close-up de um jovem homem de pele clara, com cabelo castanho curto e liso. Ele está vestindo uma camiseta preta de gola redonda. Seus olhos são castanhos e ele tem uma expressão neutra no rosto. A iluminação é suave, lançando uma sombra sutil em seu rosto. Ao fundo, um corredor com paredes brancas e obras de arte penduradas. Há também uma escadaria escura à esquerda, com uma pessoa vestindo roupas verdes subindo. O chão é de concreto polido, refletindo a luz ambiente. A imagem tem uma profundidade de campo rasa, mantendo o foco no homem e desfocando o fundo.
Professor da EM Professor André Franco Montoro, Lucas Perin, vê a programação como um despertar para temas importantes

A 17ª Jornada Pedagógica contou, ainda, com a palestra Descomplicando o TDAH na Educação, realizada hoje, 16/10, no anfiteatro da Secretaria de Educação, com o professor Robson Dias. À noite, às 19h, será a vez da apresentação da professora Lorena Morachino, que abordará o Conceito da Cidade das Crianças, no Sesc Piracicaba.

A imagem mostra um homem barbudo, vestindo uma camisa polo bege e calças marrons, segurando um microfone e falando em um palco. Atrás dele, um grande telão exibe uma apresentação. O telão tem o logotipo da "PREFEITURA PIRA" à esquerda. O restante do telão é dominado por um título em letras grandes e coloridas que diz "DESCOMPLICANDO O TDAH na escola", com uma ilustração estilizada de um rosto com cabelo rosa vibrante à direita. Abaixo do título principal, há um círculo com a foto do palestrante e seu nome, "PROF. ME. ROBSON BATISTA DIAS", seguido por suas qualificações: "PSICÓLOGO (CRP 14/05584-6), NEUROPSICÓLOGO, PSICOPEDAGOGO E MESTRE EM PSICOLOGIA". Abaixo de suas credenciais, está seu nome de usuário no Instagram: "@robsondiaspsi". Há também um vaso com plantas vermelhas no canto esquerdo do palco.
Hoje, o dia foi iniciado com a palestra Descomplicando o TDAH na Educação, ministrada pelo professor Robson Dias

Por fim, amanhã, 17/10, haverá um encontro dos profissionais da educação, em comemoração ao Dia do Professor, no Engenho Central, encerrando a programação do evento.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.