Todos os jovens do sexo masculino, que nasceram no ano de 2005, devem fazer o seu alistamento militar até o dia 30/06, seja de maneira online, no alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente, na Junta de Serviço Militar de Piracicaba, localizada na rua Prudente de Moraes, 926, Centro.
A expectativa é que 3.200 jovens se alistem neste ano
Os interessados devem apresentar um documento com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de endereço. Quem nasceu em anos anteriores a 2005 deve comparecer pessoalmente na Junta de Serviço Militar, além de pagar multa por ter perdido o prazo de alistamento.
Luciana Rovina Castilha, secretária da Junta de Serviço Militar de Piracicaba, disse que após concluir o alistamento, o jovem recebe um certificado de alistamento que é um documento militar provisório.
“Após 30 de junho, o jovem deve comparecer na Junta Militar ou consultar o site para saber de sua situação. Ele poderá ser dispensado por excesso de contingente ou passar por seleção no Tiro de Guerra e nessa ocasião saberá qual dia, horário e endereço para comparecer”, complementou Luciana.
O serviço militar obrigatório se inicia com um contingente de 100 atiradores
O serviço militar obrigatório se inicia anualmente, com o contingente de 100 atiradores, em 1º/03, e se encerra em 30/11. O jovem matriculado frequenta o Tiro de Guerra de segunda a sábado, no horário das 6h às 8h. A frequência no Tiro de Guerra não impede o jovem de estudar e/ou trabalhar, uma vez que ficam no quartel num curto período. Hoje, em média, 80% dos matriculados estudam ou trabalham. No ano de 2022 se alistaram 3.050 pessoas em Piracicaba. A previsão deste ano é de até 3.200 jovens.