Medindo 13 centímetros, nasceu no domingo, 31/07, o primeiro filhote de raia da espécie potamogeton hystrix no Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, instalado no Parque do Mirante, em Piracicaba. O bebê foi separado dos outros animais e ainda não pode receber visitas.
Em seu tanque privativo, o filhote tem recebido alimentação adequada. Quando atingir cerca de 23 centímetros o peixe será colocado com os demais moradores do Aquário. A raia potamogeton hystrix, tanto na natureza quanto em cativeiro, pode chegar a 80 centímetros de comprimento. A única diferença é que em cativeiro o tempo de crescimento é um pouco mais demorado.
A arraia histrix (Potamotrygon hystrix) é um peixe de fundo que, quando bem adaptado, nada com frequência no meio e superfície do aquário bailando, muitas vezes, com sua barriga voltada para o público. No aquário ela é extremamente dócil, se esconde na areia, ficando apenas com os olhos aparentes.
“A reprodução dessa espécie em aquário é muito difícil, tudo depende do controle da água do aquário. A prova que os peixes estão sendo bem cuidados é o nascimento desse filhote”, afirma o biólogo responsável pelo Aquário Municipal, Alison Roberto Bonfatti. Ele afirma que esse peixe consegue viver em aquário com facilidade, possue um belo padrão de camuflagem e são bem pacíficos em cativeiro. “Eles costumam fazer amizade, comendo na mão de seus tratadores”, conta.
De acordo com Bonfatti, ao nadar, a raia potamogeton hystrix executa um movimento semelhante ao das asas dos pássaros. São nadadoras velozes, deslocando-se por meio do movimento ondulatório das barbatanas peitorais.
Sua alimentação é constituída, basicamente, de peixes, moluscos e crustáceos. São animais ovovivíparos: põem ovos já com embrião desenvolvido, após incubação dentro do corpo da mãe.
O AQUÁRIO – Montado com o objetivo de auxiliar na conscientização ambiental, proporcionando conhecimento sobre a importância da preservação dos rios, particularmente o Piracicaba e o Corumbataí, o espaço conta com três aquários, cada um com capacidade de 2.400 litros, e dois lagos ornamentais, um deles com aproximadamente 25.000 litros, com peixes diversos do Brasil e do mundo. O terceiro lago, com capacidade de 14.000 litros, abriga cerca de 50 carpas.
Ao todo são 70 espécies e mais de 1.500 peixes, divididos nas categorias Pequenos do Nosso Rio; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo, sendo esses últimos originários das américas do Sul, Norte e Central, além da Ásia, África e Europa. Entre as espécies de destaque estão o gourami gigante albino, moreia fogo, texas blue, peixe-faca, palhaço e as raias, entre outros.
SERVIÇO – Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves. Avenida Dr. Maurice Allain, s/nº, Parque do Mirante, Piracicaba. Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Agendamento de grupos pelo telefone: (19) 3421-1566.