Em uma semana de funcionamento, o horário estendido em cinco unidades de saúde da Atenção Básica já atendeu 346 pacientes em consultas médicas e de enfermagem. O balanço da primeira semana de atendimento – de 27/11 a 01/12 – foi divulgado na manhã desta terça-feira, 05/12, pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB). Segundo levantamento, para consulta médica foram 340 pacientes agendados, com 263 comparecimentos e 77 faltas; para consulta em enfermagem, foram 112 pacientes agendados, com 83 comparecimentos e 29 faltas.
O secretário de Saúde, Douglas Koga, disse que o número é positivo, já que atende uma demanda de pacientes que não tem condições de ir até uma consulta em horário tradicional, porém, o número de faltas é o que mais preocupa, já que foi registrado 22,6% de absenteísmo nas consultas médicas e 25,9% nas consultas de enfermagem nestas unidades. “É a primeira semana de atendimento agendado em horário estendido e entendemos ser normal a procura não ser tão grande. No entanto, tivemos também um bom número de pacientes que se interessaram pelo período alternativo, mas infelizmente boa parte destas pessoas confirmam o agendamento e acabam não comparecendo. É um prejuízo para todos, para a prefeitura e para a população”, falou.
Durante visita à unidade Crab Piracicamirim, o prefeito Luciano Almeida foi recepcionado pelo secretário de Saúde e pela coordenadora médica do DAB, Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca, e reforçou a importância da adesão da população ao atendimento agendado na Atenção Básica.
“Sabemos da dificuldade de quem trabalha durante o dia e precisa ir ao médico à noite. Por isso, queremos que o cidadão procure uma unidade básica, agende seu atendimento e tenha sua consulta médica ou de enfermagem durante a noite, com hora marcada, sem precisar ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é de urgência e emergência e não vai priorizar seu atendimento. Esta é uma das novidades que lançamos agora. Em breve, teremos a telemedicina, que vai ajudar ainda mais a população que poderá ter acesso à consulta online, das 17h às 8h, por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão”, explicou.
PRIMEIROS PACIENTES –O novo horário de atendimento foi recebido bem pelos usuários do Crab Piracicamirim. A vendedora Marcella da Silva Mathias, 23, foi uma das primeiras a agendar consulta médica à noite. “Eu estava a muito tempo precisando de uma consulta, porém, o trabalho não estava permitindo devido ao horário. Quando soube do horário da noite, corri agendar meu horário. É perto de casa, não atrapalhou meu trabalho e atendeu minhas necessidades. Só tenho a agradecer à prefeitura pela iniciativa”, declarou.
Para Mirella Barbosa Santana, estudante de 17 anos, também foi um ganho o novo horário. “Estudo em período integral e só tenho a noite para uma consulta. Poder vir aqui, com horário agendado e ser bem atendida, sem esperar nas longas filas das UPAs é ótimo”, agradeceu.
Já a dona de casa Rosely Aparecida da Silva Mathias, 52, já está fazendo o convite para os vizinhos e amigos para fazer seu agendamento. “Fiz minha consulta, foi rápido e já tive os encaminhamentos para alguns exames. Foi tão bom que já estou falando para os amigos e vizinhos para agendarem suas consultas à noite. É mais tranquilo”, afirmou.
AGENDAMENTO –Os Centros de Referência da Atenção Básica (Crab) Novo Horizonte, Vila Rezende e Piracicamirim e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro e Parque Piracicaba/Balbo seguem abertos para atender a população das 17h às 21h com consultas de clínico geral e de enfermagem. O atendimento é feito por agendamento prévio e vai contemplar, inicialmente, 264 mil pessoas cadastradas nas unidades UBSs Centro, Independência, Parque Piracicaba/Balbo, Algodoal, Planalto e Caxambu, além dos Crabs Vila Rezende, Vila Sônia, Santa Teresinha, Vila Cristina, Novo Horizonte e Piracicamirim.