A partir de amanhã, sábado, 16/10, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação da Atenção Secundária, dá início ao Mutirão de Consultas em Especialidades. A intenção é minimizar a espera por consultas nas áreas de urologia, ortopedia, reumatologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia, cirurgia geral, dermatologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, dentre outras, cuja espera para agendamento está para 2022.

Para este sábado, foram agendadas 350 consultas nas especialidades de cirurgia vascular, proctologia, gastroenterologia, cardiologia pré-operatória, urologia, ortopedia e oftalmologia. As consultas acontecem no Centro de Especialidades Médicas (Postão – Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n, Centro) e na Clínica de Olhos (rua Alferes José Caetano, 1.453, Centro), das 7h às 13h. "Os mutirões vão acontecer sempre aos sábados até o mês de dezembro. O número de atendimentos pode ser igual ou superior ao da ação deste sábado de acordo com a adesão dos médicos da rede, que são convidados a participar dos mutirões", destaca Rafaela Mossarelli Penedo, coordenadora da Atenção Secundária à Saúde em Piracicaba.

De acordo com a coordenação do mutirão, quem faz o agendamento é a Centrus, que agenda e avisa o usuário e a confirmação da vaga acontece pelo próprio usuário, no posto do seu bairro, onde receberá orientações pertinentes à sua consulta. "Estamos nos esforçando para minimizar os impactos que a Covid-19 causou na realização de consultas e exames. Os mutirões, neste momento, são a melhor alternativa de reduzir a espera. Por isso, pedimos que a população participe e, caso não possa comparecer no mutirão, que avise sua unidade para que a vaga seja ofertada a outro paciente", enfatizou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

A coordenadora da Atenção Secundária reforça que a situação de espera por consultas já era aguardada pela Secretaria de Saúde. "Com a pandemia, muitos ficaram com medo de sair de casa ou de procurar uma consulta médica. Neste momento, em que os casos de Covid-19 estão reduzindo na cidade, a população está voltando a procurar os serviços e ocorre uma sobrecarga nos setores da saúde, como cirurgia eletiva, saúde mental, exames e consultas das especialidades e rede oncológica. Por esse motivo, precisamos buscar atender as necessidades de saúde da população", completa Rafaela.

Dentro deste contexto e para que esta ação fosse possível, conforme explica Rafaela, a participação dos profissionais da saúde foi fundamental. "A equipe está se doando ao máximo para atender essas necessidades da população. Os coordenadores Médicos e de Enfermagem, a equipe do centro de especialidades médicas, da clínica de olhos, todos da Atenção Secundária abraçaram esta campanha e acreditamos que, ao final do ano, os resultados serão muito positivos", afirmou.