De janeiro a junho deste ano foram realizadas 1.550 consultas com urologistas, 1.250 com gastroenterologistas, 160 com vasculares e 100 com otorrinolaringologistas. Outras 1.850 pessoas passaram por atendimentos clínicos. Esse é o resultado dos mutirões realizados aos sábados, no Centro de Espeacialidades, conhecido como Postão, atrás do Mercado Municipal.

De acordo com Reginaldo Oliveira, coordenador da Central de Relacionamento com os Usuários SUS (Centrus), o sucesso dos mutirões está relacionado ao fato de concentrar profissionais de várias especialidades em um mesmo dia, aos sábados. “Isso facilita muito a vida do usuário, que não precisa perder o dia de trabalho para ser consultado, como aconteceria se o atendimento fosse durante a semana. Assim, conseguimos fazer com que o número de faltas nas consultas seja baixo ou quase inexistente e o resultado, muito bom”.

Com os mutirões, praticamente foram zeradas as filas de gastro e vascular. Segundo Oliveira, hoje, assim que o pedido é lançado no sistema, o paciente tem de esperar no máximo 15 dias para ser atendido. “Esse é um tempo equiparado aos melhores sistemas de saúde privados do país, o que demonstra a eficiência dos mutirões na rede pública municipal”, explicou.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, os mutirões agregam vários fatores que potencializam os resultados. “Otimizamos o desempenho dos profissionais especialistas em relação ao tempo de atendimento que eles têm disponível à rede pública, abrangendo maior número de pacientes possível em um mesmo dia. O resultado são atendimentos concentrados e qualificados, beneficiando todos aqueles que aguardavam por uma consulta. Assim conseguimos reduzir ou até eliminar algumas filas de espera”, explicou.

De acordo com Pedro Mello, a política dos mutirões deve ser intensificada no segundo semestre como forma de enfrentamento das dificuldades do SUS, de oferecer consultas em algumas especialidades em que a demanda está elevada em relação à oferta. “A crise econômica tem ampliado as dificuldades da Secretaria da Saúde. Além de que tem havido uma migração intensa de pessoas dos planos privados para a rede pública, o que pressiona ainda mais a nossa capacidade de atendimento. Mas estamos trabalhando intensamente, recorrendo a estratégias como os mutirões, para que a população continue tendo um serviço público de qualidade”, concluiu.