Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, conseguiu um bom desempenho este ano em relação ao número de pacientes atendidos nos Mutirões da Saúde. Foram 10.911 entre consultas, exames e procedimentos, realizados em 87 mutirões, aos sábados, nas mais diversas unidades, como Centro de Especialidades Médicas (CEM), Clínica de Olhos, Centro Oftalmológico Humanizado de Referência (COHR), Centro de Diagnóstico por Imagens (CDI), Centro de Especialidades Odontológicas, entre outros.
No CEM, atrás do Mercadão, foram ofertadas 10 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, ortopedia de coluna, proctologia, reumatologia adulta e pediátrica e urologia, o que resultou em 4.667 atendimentos. No mesmo local foram realizados mais 2.499 atendimentos de clínica geral.
No setor oftalmológico, a Clínica de Olhos – rua Alferes José Caetano, 1.453 – realizou 1.548 exames de avaliação e troca de óculos. Já no COHR foram recepcionadas 731 pessoas para atendimentos específicos, como reavaliação de glaucoma, avaliação de retina, exame de refração, cirurgia de catarata, entre outros. O CDI realizou 841 ultrassons diversos, e no CEO participaram de mutirões 625 pessoas que receberam próteses dentárias. Todos os atendimentos foram previamente agendados pela Central de Relacionamento com os Pacientes SUS (Centrus). De acordo com o secretário de Saúde de Piracicaba, dr. Pedro Mello, a pandemia de coronavírus tornou 2020 um ano atípico, que exigiu cuidados especiais, mas foi possível superar os obstáculos e garantir a prestação de todos os serviços essenciais à população.
“Apesar de todas as dificuldades trazidas pela pandemia, que tornou 2020 um ano de grandes desafios, conseguimos um bom desempenho nos mutirões, acelerando assim o atendimento das pessoas que aguardavam por médicos especialistas e exames diversos, o que demonstra a qualificação da rede e a eficiência dos nossos profissionais”, disse.
Segundo o secretário, “os mutirões se consolidaram na agenda da prefeitura e da Secretaria de Saúde como um mecanismo eficaz no atendimento à população, por ofertar serviços aos sábados, permitindo que todas as pessoas que não podem ir à consultas durante a semana, por questão de trabalho, possam fazê-lo em um dia de descanso. O sábado confirmou-se também como um dia bom para os filhos acompanharem seus pais idosos ao médico”, concluiu.