A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com mutirões aos sábados com o objetivo de reduzir as filas de espera, agilizar o atendimento ao público e facilitar a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir a consultas durante a semana, como por exemplo, por motivo de trabalho. Na ação deste sábado (08/02) serão atendidos 670 pacientes em unidades de saúde do município.

No Centro de Especialidades (Postão), atrás do Mercado Municipal – Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n, a partir das 7 horas –, serão recebidas 500 pessoas para atendimentos nas especialidades de gastroenterologia, ortopedista, urologista, neurologista, cirurgião geral/proctologista e clinica médica. Além disso, 150 pacientes passarão no local por avaliação pré-operatória de catarata (os mesmos já possuem solicitação médica para realizar o procedimento).

Já na CDI (Clínica de Diagnóstico por Imagem) – avenida Independência, 2.600 – haverá atendimento, a partir das 7 horas, de 120 pacientes que precisam de ultrassonografia. A Clinica de Olhos – Rua Alferes José Caetano, 1453, Centro – fará atendimento oftalmológico de 50 pacientes.

Todos os exames diagnósticos e consultas médicas que serão realizados no sábado foram previamente agendados pelo Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS ) – com exceção dos exames de mamografia (agenda aberta, atendendo as pessoas que estão nas filas de espera da rede pública de saúde.

Balanço

Só no mês de janeiro durante os mutirões realizados aos sábados pela Prefeitura Municipal, foram atendidos 1.390 usuários do SUS nas especialidades de gastroenterologista (240), hematologista (60), cirurgia geral/proctologista (180), urologista (180), cardiologista (60), neurologista (120), reumatologista (60), além de 490 em clinica médica.